Suspeito de financiar atos golpistas do 8 de janeiro é preso em operação na Bahia

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (8), a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, cujo objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos no dia 8 de janiero de 2023, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos das instituições.

Um homem foi preso na capital baiana identificado como Wagner Ferreira Filho, que teria pagado R$ 24 mil para fretar um ônibus de manifestantes. Além da prisão, dois mandados de busca a apreensão foram cumpridos: um em Salvador e outro em uma cidade localizada na região de Barreiras, no oeste da Bahia.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As ações são cumpridas no Distrito Federal e em vários estados, como Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina.

A operação é autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes também determinou ainda bloqueio e indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. De acordo com as investigações, os prejuízos ao patrimônio público beiram os R$ 40 milhões.

Fonte: Bnews

Siga o Portal Alagoinhas News no Google Notícias e Instagram para receber as principais notícias do dia em primeira mão.