A Unidade de Coleta e Transfusão de Alagoinhas da Hemoba lança nesta terça-feira, dia 02, a Campanha Alagoinhas Dá o Sangue para comemorar o aniversário de inauguração do seu novo prédio em anexo ao Hospital Regional Dantas Bião. A ação tem o objetivo de aumentar o número de doadores de sangue e manter os estoques em níveis seguros para atender a demanda dos tratamentos de saúde. Há um ano a UCT no município, localizado a 120 km de Salvador, mudou de endereço e melhorou a sua estrutura de atendimento, contando com três poltronas de coleta e possuindo uma capacidade para até 1.000 bolsas por mês, considerando a capacidade de coleta de 50 bolsas por dia.
A unidade tem uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, farmacêutico-bioquímicos, técnicos de enfermagem, técnicos em análises clínicas, auxiliares de enfermagem, auxiliares administrativos, auxiliares em serviços gerais, recepcionistas e vigilantes. Atende uma população de mais de 556 mil habitantes que moram nos dezoito municípios da região, como Alagoinhas, Acajutiba, Aporá, Araças, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Ouriçangas, Pedrão, Rio Real e Sátiro Dias.
A Hemoba em Alagoinhas realiza o cadastro de medula óssea e a coleta de sangue dos candidatos voluntários, convocados e de reposição, através de demanda espontânea, grupos organizados e/ou campanhas de mobilização social; o processamento de bolsas de sangue dos doadores, testes imunohematológicos de receptores e expedição de hemocomponentes. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 17h, para doadores e de 24 horas para expedição e compatibilidade de bolsas para transfusão.
Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Nas 24 horas seguintes à doação, o organismo repõe o volume de sangue doado. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea é feito com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Assessoria de Comunicação