Rede pública de ensino de Ouriçangas recebe Projeto de Educação Continuada

O seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede reuniu profissionais da educação, comunidade e familiares de estudantes do município de Ouriçangas, no agreste baiano, na tarde desta quarta-feira, 14, para dar início às ações do projeto de Educação Continuada. Realizada pela Bracell com a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa conta com a parceria técnica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) e visa à qualificação da educação básica da rede pública de ensino local.

O encontro aconteceu na Escola Antônio Lomanto Júnior, das 14h às 17h, e foi um momento de apresentação da proposta de trabalho e de escuta dos representantes e profissionais sobre a rede de ensino. A programação teve dois momentos: o primeiro de apresentação da proposta de trabalho e parceria com a rede e o segundo de levantamento dos avanços e desafios da educação municipal para a construção coletiva do projeto de educação. Esse diagnóstico inicial da rede permitiu que a equipe conhecesse melhor o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas.

Para Ana Falcão, coordenadora pedagógica territorial do Icep, o evento foi importante porque permitiu adquirir “mais informações sobre o histórico de formação da rede, a concepção de ensino e aprendizagem que permeia as práticas pedagógicas, a visão da comunidade sobre o ensino e as expectativas desses vários atores em relação à aprendizagem dos estudantes”.

Amanda Quenupe, coordenadora de Responsabilidade Social da Bracell, afirmou que o projeto busca “contribuir para o desenvolvimento e qualificação da educação básica da rede pública de municípios na área de influência da empresa, com ênfase na formação continuada de educadores, focando a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Comprovamos e monitoramos a evolução da educação desses municípios por meio de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.

Criado em 2014, o projeto de Educação Continuada já é realizado nas cidades de Alagoinhas, Acajutiba, Aramari, Araçás, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Inhambupe e Santo Amaro. A iniciativa – que foca a formação de equipes técnicas das secretarias de Educação, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e professores – alcançou, somente no ano passado, 276 escolas, 1.801 profissionais da educação, engajou 1.743 pessoas nas atividades promovidas pelo projeto, beneficiando 21.181 alunos.

Fonte: ASCOM Bracell

Siga o Portal Alagoinhas News no Google Notícias e Instagram para receber as principais notícias do dia em primeira mão.