Palestra sobre cuidados com a saúde mental marca abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito em Alagoinhas

Com ações em andamento desde o sábado (18), a Semana Nacional do Trânsito foi aberta, oficialmente, pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), nesta segunda-feira (20), com uma palestra educativa na Câmara de Vereadores. A campanha tem como objetivos sensibilizar e incentivar condutores, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro.

O Prof. Doutor em Psicologia, Moacir Lira, foi o convidado para proferir a palestra com o tema central deste ano “No Trânsito, sua Responsabilidade Salva Vidas”. Antes da palestra, o superintendente da SMTT, Euler Fonseca, fez um breve discurso de abertura do evento, no qual ressaltou a importância de ações de de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, para reduzir o número de acidentes e preservar vidas.

Em sua apresentação , Moacir Lira mostrou estatísticas nacionais de acidentes e mortes no trânsito, e focou na compreensão de como os problemas de saúde mental impactam no comportamento no trânsito. “ O último levantamento do Ministério da Saúde feito em 2019 dá conta de que mais de 31 mil vidas foram perdidas no trânsito, o que significa que o trânsito também é um problema da saúde , da educação, é algo absolutamente intersetorial e interdisciplinar, ou seja, assim como o suicídio, para a tomada de consciência para lidar com o problema do trânsito, é preciso que todas as áreas estejam envolvidas. Outra questão é que as ações devem ser permanentes, especialmente nas escolas, e que a atenção também deve ser voltada para os cuidados com a saúde mental dos agentes de trânsito, os cuidadores”, alertou o especialista.

A solenidade contou, ainda, com a participação do Capitão Viana, do 4º Batalhão, do comandante da Guarda Municipal, Salvador dos Santos, do presidente da União dos Ciclistas de Alagoinhas, Luciel Paim, do Vereador Anselmo Bal, representando o legislativo, agentes de trânsito e representantes da Guarda Civil.

Como parte da programação, no sábado (18), a Semana Nacional do Trânsito contou com um passeio ciclístico entre Alagoinhas e Aramari, e uma carreata de autoescolas, na manhã desta segunda (20). As atividades continuam até o dia 25 de setembro, data em que é comemorada o Dia Nacional do Trânsito.

Fonte: SECOM PMA