Definição de baiano em site gera polêmica na internet e influencers rebatem: ‘A gente chama atenção na pesquisa, literatura e cultura’

O conceito de “o que é ser baiano” na plataforma Dicionário inFormal gerou polêmica nas redes sociais durante o domingo (24). Nesta segunda-feira (25), o site alterou a definição. No entanto, influenciadores digitais da Bahia foram às redes sociais comentar o caso.

Na publicação do Dicionário inFormal, que aparecia como primeira resposta da pergunta ao Google, aparecia a definição como: “Pessoa brega, que gosta de chamar atenção de uma forma estranha, ridícula”.

O Dicionário inFormal dava ainda um exemplo: “O cara pintou o carro de verde-limão com estampas cor de rosa só para chamar atenção. É um baiano mesmo”. Depois que a definição viralizou, as redes sociais foram tomadas de comentários de indignação.

“Você bota no Google o que é ser baiano, e olha o que aparece. Eu vi minhas amigas blogueiras postando e nem acreditei, aí eu pesquisar. É mole ou quer mais? Ser baiano é tanta coisa. Como já diz o ditado: Ser baiano é outro nível”, disse o influenciador Ney Lima.

A fotógrafa e influencer Magali Moraes também rebateu: “A gente chama atenção é na pesquisa, na literatura, na cultura, na música e muito mais. A gente ainda faz isso tudo ‘metendo’ dança”, disse.

A jornalista, escritora e humorista Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, também falou sobre a definição preconceituosa e chamou a atenção para a xenofobia.

“Brega mesmo é essa xenofobia com o povo do Nordeste. Brega mesmo é essa ignorância que o pessoal trata, como se fosse humor. Brega mesmo é essa desinformação que mata. Isso que é brega. Respeite o povo do Nordeste”.

Depois das notas indignação com a definição, a equipe do Dicionário inFormal explicou que o conteúdo encontrado no dicionário é gerado pelos seus usuários, e revisado pela equipe para evitar abusos.

Disse ainda que lamenta o ocorrido, e pede aos usuários que ajudem enviando definições que melhor definam as palavras encontradas no site.

Depois da polêmica, o Dicionário inFormal trocou a definição para: ““Ser baiano é ter sempre um sorrido no rosto, hospedeiro, inteligente, e ter a certeza que não há um povo tão unido como o povo do Nordeste”.

Fonte: G1 Bahia