Um bebê de 1 ano e 8 meses morreu, na última quarta-feira (9), e outras 15 crianças foram hospitalizadas na cidade de Araci, a cerca de 220 km de Salvador, depois de passarem mal ao ingerir água. De acordo com a vigilância epidemiológica, a suspeita é que a água esteja contaminada. Resultados de testes devem sair ainda nesta terça-feira (15).

A morte do bebê aconteceu na semana em que as crianças foram hospitalizadas com os mesmos sintomas: vômitos, diarréia e dores abdominais. Cinco crianças seguem internadas no Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, nesta terça.

Além disso, outros 20 adultos também tiveram sintomas leves. Eles foram atendidos e medicados no Hospital Municipal de Araci. Dois deles foram transferidos para o Hospital Português, em Salvador.

A prefeitura de Araci notificou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) para que o abastecimento na zona rural do município fosse suspenso. Amostras da água foram colhidas e encaminhadas para serem examinadas no Laboratório Central de Saúde Pública, também na capital baiana.

A Embasa disse por meio de nota que suspendeu a distribuição da água na localidade, embora não veja indícios de problemas, já que é a mesma água que abastece outros 50 povoados entre Araci, Tucano e Santa Luzia.

Por causa da suspensão da água na localidade, a prefeitura disponibilizou carros-pipa para abastecer os moradores da região.

Fonte: Varela Notícias