Prefeitura amplia ações de enfrentamento ao coronavírus e inaugura Unidade de Acolhimento Provisório no aniversário de Alagoinhas

A Prefeitura inaugurou, nesta quinta-feira (2), data simbólica dos 167 anos de emancipação política da cidade, a Unidade de Acolhimento Provisório, completamente equipada, que funcionará 24 horas, com uma rede de cuidados para idosos diagnosticados com COVID-19. O intuito é que o espaço funcione com uma equipe multidisciplinar para o acolhimento a idosos tanto de instituições de longa permanência que precisem ficar em quarentena quanto para aqueles que testaram positivo e não têm condições de ficar em isolamento em um cômodo separado dentro da própria residência. O local estruturado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) tem 12 quartos, 15 leitos, copa, estacionamento e possibilita o isolamento social, a higiene, a alimentação, com 6 refeições diárias, e os cuidados necessários à saúde.

“É mais um equipamento que chega para o enfrentamento ao coronavírus. Pela manhã, iniciamos uma grande ação de testagem rápida, mobilizamos equipes. E as ações vem sendo desenvolvidas desde março. Fortalecemos nossa rede com a entrega da UPA, que funciona agora como um centro de referência para atendimento a pacientes de coronavírus, realizamos a aquisição e distribuição de equipamentos de proteção individual, fizemos barreiras sanitárias e saímos na frente com determinações como o uso de máscaras. Diariamente, uma série de medidas vêm sendo implementadas para cuidar das pessoas e diminuir os riscos de exposição diante da pandemia. Estou me sentindo realizado por poder, em um momento tão difícil, como médico e prefeito, atender à minha terra, Alagoinhas”, enfatizou o Chefe do Executivo Municipal, Joaquim Neto, após a transmissão ao vivo da inauguração, realizada em formato de live, em cumprimento às medidas sanitárias.

A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, acrescentou que a Unidade de Acolhimento Provisório conta com quartos climatizados, cada um deles com banheiro próprio e televisão, garantindo a segurança e acomodação dessas pessoas até a sua recuperação completa. Segundo a gestora da pasta, os profissionais que atuarão no local seguirão, na íntegra, os protocolos de paramentação e normas técnicas estabelecidas.

“O poder público municipal não tem medido esforços para garantir o cuidado necessário às pessoas. O objetivo deste espaço é que ele seja realmente um ambiente de acolhida, cuidado, amor, atenção, um local seguro pensado para atender principalmente ao público mais vulnerável”, destacou Rosania Rabelo. A secretária citou a frase de Irmã Dulce, “sempre que puder, fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala”, estampada na recepção do local, e salientou que medidas de proteção têm sido adotadas desde março, pela Prefeitura.

A unidade inaugurada fica na Rua Dr. Dantas Bião, região central da cidade, e integra as ações de combate ao coronavírus, que têm como objetivo interromper a cadeia de transmissão da doença, assegurando o acolhimento necessário para a recuperação completa dos pacientes diagnosticados.

Vice-prefeita do município, Iraci Gama discorreu sobre a importância de Alagoinhas dispor, neste momento, de um espaço específico para acolher esses idosos. A inauguração realizada marca o encerramento das ações iniciadas pela manhã, com a testagem rápida, no bairro de Alagoinhas Velha, referência histórica da emancipação política da cidade. “Eu sei o quanto esse espaço será importante para salvar as vidas daqueles que têm condições de serem salvos pelo tratamento e principalmente para acalentar o coração do familiar que quer cuidar, mas não dispõe das condições necessárias. Fico feliz em saber que no dia do aniversário da nossa cidade estamos tendo a oportunidade de inaugurar um espaço tão significativo pra melhorar a vida do povo de Alagoinhas”, finalizou Iraci Gama.

Fonte: SECOM PMA

Siga o Portal Alagoinhas News no Google Notícias e Instagram para receber as principais notícias do dia em primeira mão.