Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados para 2021 por causa da pandemia da Covid-19

Corumbá (GO) - Tocha Olímpica é conduzida pela cidade de Corumbá de Goiás (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou nesta terça-feira (24) que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados pra 2021.

A data, ainda a ser confirmada, provavelmente no verão do hemisfério norte (de junho a setembro), segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Nesta terça-feira (24), o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, conversou por telefone com o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, e anunciou o adiamento em entrevista coletiva. Na sequência, o COI se manifestou em nota confirmando a decisão.

Essa é a primeira vez que uma edição dos Jogos muda de data em sua era moderna (desde 1896). Outras três foram canceladas (1916, 1940 e 1944) nesse meio tempo, em razão das Guerras Mundiais.

Pelo que havia sido estabelecido inicialmente, as competições em Tóquio teriam início em 22 de julho (com a cerimônia de abertura no dia 24) e se estenderiam até 9 de agosto, data prevista do encerramento.

“Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS [Organização Mundial da Saúde], o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional”, afirma o comunicado do COI.

Segundo a entidade, a primeira edição do evento que acontecerá em um ano ímpar continuará sendo chamado oficialmente de Tóquio-2020.

Fonte: Bahia.ba

Siga o Portal Alagoinhas News no Google Notícias e Instagram para receber as principais notícias do dia em primeira mão.