Sucesso em participação da comunidade, o Corujão da Saúde chegou, na noite da última quarta-feira (9), a duas unidades básicas do município, contemplando a USF Flávio Cavalcante, no Mangalô, e a São José Operário.

Funcionando em horário estendido, no turno da noite, as unidades ofereceram atendimento médico, odontológico, realização de preventivo, massoterapia, vacinação e palestras voltadas à Saúde da Mulher.

O prefeito Joaquim Neto acompanhou de perto serviço prestado à população na Unidade São José Operário e salientou a importância de aproximar a comunidade, ouvir as demandas e levar atendimento, assegurando a cobertura em saúde. De acordo com a secretária Rosania Rabelo, o intuito do Corujão é justamente facilitar o acesso ao atendimento para as mulheres que não podem se deslocar às unidades em horário comercial.

“Estou achando muito boa [a ação]. Vim procurando atendimento médico. O médico é nota 10. É bom isso, não só no Outubro Rosa. É como ela estava falando na palestra, a gente tem que procurar cuidar nossa saúde”, pontuou Dona Marinalva de Souza, de 60 anos, que avaliou positivamente o atendimento realizado na Unidade São José Operário, ontem.

Brena Matos, de 20 anos, que esteve na unidade para a realização do preventivo, também gostou da iniciativa. “Nem todo mundo tem condição de fazer esse tipo de exame e agora está conseguindo fazer. Então é muito bom”, comentou.

A ação não é pontual. Depois de passar pela Unidade de Saúde do Santo Antônio, na terça-feira (8), e de levar, ao mesmo tempo, atendimentos em horário diferenciado à Unidade Flávio Cavalcante e à Unidade São José Operário, ontem, o Corujão da Saúde contempla, na próxima semana, mais 4 unidades básicas e continua no período seguinte, com uma agenda positiva de serviços oferecidos no turno da noite.

“Em 1996, iniciei minha caminhada na Saúde Pública Municipal na formação do Conselho Municipal de Saúde. Em 1998, através do concurso municipal, trabalhei no Posto de Saúde Flavio Cavalcante durante três meses. Infelizmente, por atrasos no salário, pedi demissão ao então prefeito João Fiscina. Em todos estes anos, nunca presenciei uma mobilização tão emotiva, alegre e dinâmica dos funcionários das unidades de saúde para realização de uma atividade noturna, mesmo após todo um dia todo de trabalho. Dentro do Outubro Rosa, as unidades muito bem decoradas, com o maior esmero, por todos os funcionários. As mulheres lotando os postos. Enfim, evento aplaudido e elogiado por todas as mulheres presentes, com solicitação de repetição por mais vezes, principalmente daquelas que trabalham durante o dia”, relatou Roque Costa, que participou de toda a ação nas unidades e parabenizou o prefeito, a secretária e as equipes de saúde que aderiram à proposta do Corujão.

O Corujão da Saúde faz parte da extensa programação de atividades do Outubro Rosa previstas pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que promove também feiras de atendimento com especialidades médicas, palestras, ações de sensibilização junto à comunidade, bate-papo e rodas de conversa durante todo o mês em Alagoinhas.

Fonte: SECOM PMA