Nesta sexta-feira (27), é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, e os profissionais do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, realizaram ações para desconstruir alguns mitos e apresentar algumas verdades a respeito da doação de órgãos, buscando informar sobre o processo, para que os participantes sejam multiplicadores dessas informações.

A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CHIDOTT), Monique Carmo, afirma que é importante as famílias introduzirem essa conversa em suas rotinas. “Muitas pessoas apontam que desconheciam a vontade do familiar sobre a doação. Pode parecer estranho conversar sobre isso quando estamos totalmente saudáveis, mas ter essa abordagem durante o dia a dia, com calma, é mais fácil de elucidar do que em um momento crítico em que a família está abalada”, explica.

Monique falou ainda sobre os índices de captações do hospital que, em 2017, ficou em 14º lugar na Bahia e, em 2018, está em 6º lugar em doação efetiva de múltiplos órgãos.

Já a palestrante Lídia Bacelar, médica hematologista, levou para o público, esclarecimentos sobre o processo de doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e a importância da equipe da CHIDOTT.

Os participantes contaram ainda com atividades lúdicas, com apresentação de peça teatral, cadastro de medula óssea e sorteio de brindes.

Fonte: Ascom Dantas Bião