Alagoinhas participa do 17° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Na perspectiva de debater sobre a educação pública de qualidade, nos municípios, de compartilhar experiências e de fortalecer as ações desenvolvidas em prol de uma educação inclusiva e efetiva, Alagoinhas participou, esta semana, do 17° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

O Fórum, que reúne secretários de educação de todo o país, equipes técnicas, diretores, coordenadores, conselheiros, pesquisadores e docentes da rede pública, chama a atenção, este ano, para o tema “Qualidade da Educação: Financiamento, Gestão e Aprendizagem”, suscitando debates sobre financiamento adequado, gestão democrática, formação docente, campos de experiência, valorização profissional, formas inovadoras de ensinar e Base Nacional Comum Curricular.

Representada pelo secretário municipal de educação, Jean Afonso, que se juntou a mais de 1500 profissionais da educação, em Costa do Sauípe, Alagoinhas busca, no 17° Fórum Nacional da UNDIME, metodologias ativas que possam ser implantadas também no âmbito municipal para potencializar o ensino aprendizagem nas escolas.

“O Fórum proporciona uma troca rica de conhecimento e estratégias, além de contribuir na formação de gestores e educadores. Experiências como essas são exitosas para nós, dirigentes municipais, para que possamos avançar ainda mais no processo de ensino aprendizagem em cada município e participar das políticas públicas nacionais. Viemos trocar experiências, saber como anda a política pública nacional, estamos aí com a questão do Fundeb, que está sendo muito discutida, debatendo também a BNCC, que é uma questão atual, já que tivemos aprovado com algumas ressalvas o currículo Bahia, então é importante para nós o envolvimento, a participação, o debate, para fortalecer ações que promovam a equidade dentro e fora das salas de aula”, afirmou Jean Afonso.

Segundo ele, o aprendizado, na área da Educação, não se consolida apenas em uma via de mão única, daí a necessidade de participação efetiva dos municípios, através dos dirigentes e educadores.

Além das discussões, o 17° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação proporcionou encontros entre profissionais de diferentes cidades. Na ocasião, representantes dos municípios que fazem parte do Programa Educar pra Valer, do qual Alagoinhas faz parte, também se reuniram para compartilhar resultados, pontuar avanços e alinhar novas ações.

O Fórum Nacional é uma realização da UNDIME Bahia, que congrega dirigentes municipais do estado com foco em qualificar a gestão da educação pública. Na 17ª edição, o evento contou com a participação do Secretário do Estado, Jerônimo Rodrigues, e de outras autoridades.

Fonte: SECOM PMA