Aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), a troca de comando na Companhia independente de polícia especializada do Litoral Norte – CIPE-LN.

Além das autoridades policiais, representantes da Guarda Civil de Esplanada e políticos locais participaram da solenidade durante a manhã.

Secretário estadual
O evento aconteceu na base da Cipe/LN localizada na BA 233 e contou com diversas autoridades políticas e do setor de segurança pública, inclusive o secretário estadual Maurício Barbosa. Na oportunidade o secretário destacou o trabalho realizado pelas polícias especializadas que segundo o mesmo, culminou na diminuição no número de assaltos a bancos de 20% para apenas 5%. – ” Ninguém trabalha sozinho, costumo dizer que somos uma grande equipe com esforço muito grande no trabalho conjunto da polícia militar, da polícia civil, dos órgãos de inteligência, da cooperação com as policias federais e com essa troca de informações, um bom posicionamento e com tratativas feitas com instituições financeiras, a gente consegue encontrar ações efetivas para redução de roubos a bancos. Reduções sucessivas com muitas prisões de criminosos que se dedicavam a isso, apreensão de armas de grosso calibre como fuzis e metralhadoras anti aéreas e é isso, continuar nessa pegada agindo de forma firme, dentro da lei, nos fazemos que os criminosos não venham para o nosso estado.”

Entrevistado pela reportagem o Major Ricardo Mattos falou da satisfação em ter passado pelo município comandando uma das tropas da polícia especializada baiana. – “É uma satisfação muito grande, ter conseguido alcançar bons resultados, motivar a tropa, pessoal trabalhando bem. com uma produção muito alta e agora estou indo para outra missão no comando da tropa especializada em Salvador, que coordena todas as unidades especializadas e talvez conseguiremos ajudar mais, não só na região, mas agora em todo estado.”

Prefeito Franco
O prefeito de Esplanada enfatizou o fato da cidade ter dados positivos sobre a diminuição da criminalidade e agradeceu em nome da população pelo serviço prestado pela instituição no município. – “A gente percebe e é visível que de algum tempo para cá, nós diminuímos a criminalidade, roubos a bancos e tudo. Então, em todos os sentidos melhorou a segurança do nosso município. Por isso nós agradecemos em nome do povo de Esplanada pelo Coronel Mattos que fez um bom trabalho aqui, chegando mais ou menos em junho de 2017 e sendo agora transferido para uma nova missão pelo trabalho que ele fez e se empenhou pela redução da criminalidade em nosso município. Ao mesmo tempo tempo dou boas vindas ao Major Cis que assume hoje o comando da CIPE Litoral norte e o município está de braços abertos para continuar essa parceria e a gente fazer um bom trabalho”.

Vice Prefeito Djalma
O vice prefeito Djalma Brito também enfatizou em suas colocações a importância do trabalho desempenhado pelo Coronel Mattos, e destacou também a presença da corporação no município. “Todos os comandantes que passaram por aqui fizeram um bom trabalho, mas quero ressaltar o trabalho do comandante Ricardo Mattos, que acabou de ser substituído e espero que realmente para onde ele vá dê seguimento a esse bom trabalho que ele vem desenvolvendo dentro da PM, e desejar boa sorte ao novo comandante que é jovem e vai estar com bastante energia para desenvolver um trabalho com toda sua equipe e vamos torcer para que traga muito mais segurança para nossa região”

Delegado João Paulo Gomes
Quem também acompanhou a solenidade foi o atual delegado de polícia de Esplanada, DRº João Paulo Gomes. Há alguns meses em atividade constante, João Paulo destacou a missão de cada agente de segurança público tem ao exercer um cargo de comando. “O trabalho da gente é representado por missões, a missão do coronel Mattos esta chegando ao fim, mas com o Major Cis irei manter contato e irei tentar a integração da mesma forma. “

Novo comandante Major Cis de Paula
O Major Cis de Paula Bahiense falou da importância do inicio dessa nova jornada e fortaleceu o discurso de parceria com outras forças de segurança e a comunidade. – “Primeiro falar da importante grande dessa nova jornada na região e me colocar a disposição de toda comunidade, para que juntos e em parceria com a comunidade fazer um excelente trabalho com efetivo da CIPE/LN que é uma referência em todo estado e nós viemos para cá com intuito de manter esse padrão por que o município de Esplanada tem uma importância muito grande no cenário estadual, e o índice de criminalidade teve uma redução muito grande aqui com o excelente trabalho do Coronel Mattos e viemos reforçar e buscar cada dia mais uma sensação de segurança para toda população.”

Fonte: Esplanada News