Figurando entre um dos municípios mais transparentes da Bahia, Alagoinhas recebe homenagem do ouvidor geral do estado pelo pioneirismo em projetos desenvolvidos

Com projetos pioneiros, canais modernizados de diálogo com o cidadão e uma atuação ativa, nos bairros, a Ouvidoria Municipal de Alagoinhas, que figura atualmente como uma referência para outros municípios da Bahia, recebeu, nesta quinta-feira (27), uma homenagem do ouvidor geral do estado, Carlos Geilson, que entregou a David Ribeiro, o ouvidor municipal, uma placa simbólica parabenizando o município pelo trabalho desenvolvido.

“A ouvidoria de Alagoinhas tem sido modelo para o Brasil. Nós estamos implantando uma nova forma de fazer ouvidoria na capital, através da Ouvidoria Geral, e queremos estreitar esses laços. Temos muito que aprender com o que é feito aqui em Alagoinhas. Alagoinhas está na frente das outras ouvidorias; aqui, o ouvidor e sua equipe vão até a população, vão até o cidadão, em uma forma de valorizar a cidadania. São essas maneiras de se aproximar que nós também queremos implantar em Salvador. Nesses 5 primeiros meses, conseguimos, na OGE, suplantar a barreira de 170 mil atendimentos. Estamos satisfeitos? Não. A Ouvidoria de Alagoinhas, que é uma das mais bem estruturadas do país, está satisfeita? Não. Nós queremos, cada vez mais, prestar o melhor serviço à população. O que é que o povo quer? Ele quer ter voz, quer ter vez, quer reclamar, quer ser ouvido. Aqui, o prefeito Joaquim Neto tem apoiado essas iniciativas. Aqui a ouvidoria tem orçamento, tem equipe e um ouvidor competente. Eu vim buscar expertise, buscar know how. Nós precisamos fazer o link entre o que a gente pensa, em termos de ouvidoria geral, com a ouvidoria municipal de Alagoinhas”, afirmou o ouvidor geral do estado, Carlos Geilson.

Para David Ribeiro, ouvidor municipal, a aproximação com a ouvidoria geral do estado significa não apenas o reconhecimento de um trabalho de sucesso desenvolvido no âmbito do município de Alagoinhas, mas também um esforço coletivo que tem como foco principal atender às demandas do cidadão.

“Em menos de 6 meses, Carlos Geilson tem revolucionado, no que tange à lei de acesso à informação, o estado da Bahia. Pra nós, é motivo de muito orgulho recebê-lo junto com sua comitiva. Pela 1ª vez, na história do nosso município, um ouvidor geral do estado pisa em solo alagoinhense. Isso é motivo de grande alegria. Eu quero compartilhar tudo isso com meus colegas secretários, ao mesmo tempo em que agradeço ao nosso prefeito Joaquim Neto pela confiança no trabalho dessa equipe, que é, para mim, a melhor equipe de ouvidoria municipal da Bahia”, pontuou David Ribeiro.

Premiada nos estados de Tocantins, Maranhão, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, a Ouvidoria de Alagoinhas deve servir de modelo, segundo Carlos Geilson, para os trabalhos desenvolvidos em outras cidades da Bahia. O ouvidor anunciou ainda que Alagoinhas sediará a 1ª ação itinerante da Ouvidoria Geral do Estado. “Porque Alagoinhas já está avançada, porque Alagoinhas é modelo, porque Alagoinhas tem tido resultados de uma avaliação pela transparência, pela qualidade da equipe”, avaliou Carlos Geilson.

Para o ouvidor adjunto que o acompanhou nesta quinta-feira, Valdenor Cardoso, o trabalho de Ouvidoria Ativa desenvolvido com o projeto Ouvidoria nos Bairros caracteriza o diferencial do município. “A informação que temos em Salvador é que Alagoinhas tem hoje uma das melhores ouvidorias da Bahia. Eu considero que a Ouvidoria Ativa é o ponto mais importante. Muitas pessoas têm dificuldades de acessar os canais, seja por dificuldade técnica ou por vergonha mesmo. A ouvidoria que vai ao bairro exerce um papel muito importante”, salientou.

Com mais de 15 ações realizadas entre sede e zona rural do município e contabilizando cerca de 12 mil atendimentos, entre registros eletrônicos e ações junto à comunidade, a Ouvidoria Municipal dispõe hoje de sistemas de informação e-SIC e e-OUV, mas a intenção, segundo o ouvidor David Ribeiro, é aperfeiçoar as atividades e os canais.

Na solenidade desta quinta-feira, a Administração Municipal foi homenageada também pela marca representativa de 8.66 na transparência e a Ouvidoria Geral do Estado foi condecorada pelos mais de 170 mil atendimentos contabilizados nos 5 primeiros meses de 2019.

Para a vice-prefeita Iraci Gama, que representou Joaquim Neto nas homenagens, “estamos vivendo dias especiais em Alagoinhas”. Segundo ela, os resultados significativos alcançados são reflexo do comprometimento com que a gestão municipal encara os desafios de estimular, cada vez mais, a participação popular e democrática nos órgãos da administração. “O trabalho foi feito com responsabilidade, com seriedade, como manda o figurino, na linguagem popular, e isso nos traz um resultado favorável, enquanto município, e também a nível estadual, porque à medida que um município consegue alcançar um resultado significativo, não é apenas a gestão, ou David, mas todos nós, de Alagoinhas e da Bahia”, finalizou.

A data da 1ª ação itinerante da Ouvidoria Geral do Estado em Alagoinhas será divulgada pelos veículos oficiais.

Fonte: SECOM PMA