A Bahia é o estado com o maior número de homicídios do Brasil, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A estatística, que levou em consideração o ano de 2017, diz que aconteceram 7.847 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Bahia. O estudo foi publicado nesta quarta-feira (5/6). De acordo com os dados, o vice-líder no ranking negativo é o Rio de Janeiro, com 6.416 casos entre os meses de janeiro e dezembro do mesmo ano.

Entre 2016 e 2017, pontua ainda a pesquisa, o número de assassinatos na Bahia se manteve praticamente estável, com aumento de 4,4%. No âmbito nacional, a notícia também não é boa. Pela primeira vez em sua história, o Brasil atingiu o patamar de 31,6 homicídios por 100 mil habitantes. A taxa corresponde a 65.602 homicídios em 2017.

A pesquisa do Ipea e do Fórum de Segurança Pública traz outro dado importante: o perfil das vítimas. Homem jovem, solteiro, negro, com até sete anos de estudo e que esteja na rua nos meses mais quentes do ano entre 18h e 22h. Os homicídios respondem por 59,1% dos óbitos de homens entre 15 a 19 anos no país.

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) ressaltou que “desconhece a metodologia empregada pela pesquisa e sequer teve acesso ao conteúdo” e disse não querer comentar os dados. Lembrou que fechou 2018 com uma redução de 11% das mortes violentas na Bahia, menor número dos últimos seis anos. Destacou que nos cinco primeiros meses de 2019 a queda está em 14,8%, números divulgados também por pesquisas de outros institutos.

Fonte: Aratu Online