A região de Salvador e áreas adjacentes estarão sujeitas, a partir desta quarta-feira (5/6), a ventos de aproximadamente 33 nós (60 km/h) e ondas de até três metros, além de pancadas de chuvas. Isso se deve à atuação de uma frente fria que vem se deslocando sobre a região sudeste do Brasil e atingirá a Baía de Todos-os-Santos e o entorno da Costa Atlântica.

Inicialmente, foi dito que os ventos seriam de aproximadamente 20 nós (40 Km/h), mas a informação foi retificada pela Marinha. Esta também comunicou que o trecho atingido será o litoral do estado da Bahia, ao sul de Salvador, entre a madrugada do dia 5 e o dia 7 pela manhã.

O mesmo sistema poderá provocar mar agitado com ondas de direção Sudoeste a Sudeste com alturas entre 3,0 e 3,5 metros, no trecho do litoral do estado da Bahia, ao sul da cidade de Salvador (BA), entre o dia 5 pela manhã e o dia 7 pela manhã.

Há condições favoráveis à ocorrência de ressaca no litoral do estado da Bahia, ao sul da cidade de Caravelas (BA), com ondas de Sul a Sudeste e altura de 2,5 metros, entre o dia 4 à noite e o dia 5 à tarde.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor em seu site. Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, pelo Facebook, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (Rumar).

O alerta para os navegantes é que consultem essas informações antes de irem ao mar.

Fonte: Aratu Online