Seguindo a campanha da Semana Nacional do Meio Ambiente e apostando em ações integradas para fortalecer práticas sustentáveis e comportamentos profícuos no âmbito municipal, a Prefeitura promove, a partir de segunda-feira (3), uma programação completa voltada à conscientização, à educação ambiental, à preservação de recursos naturais e à recuperação de áreas degradadas em Alagoinhas.

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, de 3 a 7 de junho, estão previstos encontros, plantios, palestras e atividades de conscientização junto a alunos das escolas municipais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), responsável pela iniciativa, a intenção é trazer para a centralidade do debate as questões ambientais com uma programação diversificada que contemple não apenas jovens e adultos, mas também o público infantil.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é uma das datas mais emblemáticas do calendário ambiental; é o dia em que pessoas de todas as áreas voltam sua atenção para as questões referentes ao meio ambiente. A ONU, este ano, estabeleceu como tema do dia mundial do meio ambiente a poluição do ar. A Semana do Meio Ambiente da SEDEA foi programada com o intuito de seguir a mesma linha de raciocínio da ONU, ciente de que podemos, sim, produzir localmente mudanças de alcance global”, afirmou o secretário municipal de desenvolvimento e meio ambiente, José Edésio Cardoso.

A programação da SEDEA inclui o plantio de 200 espécies vegetais em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a realização de uma trilha ecológica em parceria com a BRACELL e palestras, além de encontros com representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e do Fórum Alagoinhense para o Desenvolvimento Sustentável (FADES).

Segundo a secretaria, fomentando ações de arborização urbana, revitalização de nascentes e incentivando atitudes conscientes, é possível avançar significativamente.

“Trabalharemos com o público infantil conduzindo as crianças a uma trilha ecológica na qual a ensinaremos de forma lúdica a importância das florestas e em outro momento, trataremos com um segundo grupo sobre o conceito dos “três erres” (reduzir, reutilizar e reciclar). Também estaremos estreitando os vínculos com os diferentes setores da sociedade e, para isso, marcamos um encontro com o FADES e o COMDEMA. Juntos, vamos traçar estratégias e unir forças para o melhor desempenho das nossas atividades. Haverá também palestra na Guarda Municipal e outras atividades, com apoio do SAAE, da BRACELL e de parceiros que, assim como a SEDEA, entendem a importância do debate sobre questões ambientais”, pontuou a ecóloga Arivânia Santos, da secretaria de meio ambiente.

O secretário José Edésio salientou que a questão ambiental traz reflexos para a sociedade como um todo e enfatizou a necessidade de se tratar com responsabilidade e compromisso as ações desenvolvidas para a construção de um ambiente ecologicamente equilibrado, logisticamente viável e promissor sob a ótica do desenvolvimento. “Finalizaremos a semana com a linha de pensamento que nos rege: Tudo é meio ambiente”, ressaltou o gestor da pasta, que conduzirá, no dia 7 de junho, um encontro regional de microcrédito no município.

Confira a programação completa:

Fonte: SECOM PMA