Governo assina protocolo internacional para construção de hospital no extremo-sul

Um protocolo de intenções que visa a cooperação técnica e financeira para o planejamento e execução do projeto do Hospital Regional Costa das Baleias foi assinado pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e a presidente da Organização Mundial da Família (WFO), Deisi Kusztra, nesta segunda-feira (13). O equipamento será construído no município de Teixeira de Freitas. O acordo foi firmado durante o Encontro Mundial da Família, que acontece em Lisboa, Portugal.

A expectativa é de que a nova unidade hospitalar tenha 300 leitos e atenda a população de todo o extremo-sul da Bahia, com destaque nas áreas de alta complexidade, como cirurgia oncológica, cardíaca, neurológica e ortopédica. Quando entrar em funcionamento, o Hospital Regional Costa das Baleias substituirá o atual hospital municipal de Teixeira de Freitas. A previsão é de inauguração em 2021.

Na avaliação do secretário de saúde da Bahia, a assinatura do protocolo permite formalizar os entendimentos prévios entre as áreas técnicas da Sesab e da WFO, visando o convênio de construção do novo hospital. Vilas-Boas ainda disse que “a região do extremo sul da Bahia vem necessitando de um hospital de porte regional e o Governador Rui Costa determinou que os estudos fossem iniciados para suprir essa deficiência”.

Fonte: Bahia Notícias