Alagoinhas: Prefeitura registra mais de 800 atendimentos na ação da Praça Santa Isabel

Atendimento médico, odontológico, limpeza de pele, oftalmologia e tratamentos de beleza gratuitos em um só espaço. A 1ª ação de 2019 do programa Ouvidoria nos Bairros, realizada no último domingo (31), na Praça Santa Isabel, reuniu comunidade, representantes das secretarias municipais, equipe técnica da Ouvidoria e parceiros da iniciativa privada para uma proposta de serviços oferecidos à comunidade.

Realizado desde 2017, o programa, que pretende garantir a transparência e a participação popular nas decisões do município, faz do diálogo aberto com o público uma forma de pensar ações e melhorias às comunidades.

Com apoio da administração paroquial e do padre Carlos Alberto, o “Pe. Betinho”, a ação na Praça Santa Isabel registrou 816 atendimentos das 8h às 12h, neste domingo.

A novidade, para este ano, segundo o Ouvidor Municipal, David Ribeiro, foi a ampliação dos serviços oferecidos, com um novo parceiro da iniciativa privada que traz atendimento nutricional, psicológico e também médico pediatra para a ação.

“Nossa primeira ação deste ano e já surpreende pela receptividade que tivemos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Praça Santa Isabel. Estamos muito felizes com os resultados obtidos, que demonstra não apenas a capacidade de atendimento da Ouvidoria, mas a consolidação do governo Joaquim Neto como pioneiro no Território em dar vez e voz à Lei de Acesso à Informação. Temos um caminho a trilhar, com um planejamento muito grande, temos aqui serviços de saúde mental, psicólogos, nutricionistas e pediatria, com uma nova especialidade para o programa através da parceria com a clínica Spazzio Logos, e também um mutirão das secretarias presentes e autarquias, registrando as demandas do bairro”, afirmou David Ribeiro.

Para Dona Ildete Dantas da Silva, de 70 anos, a ação é positiva, com resultados efetivos à comunidade. “Fiquei sabendo pelo carro de som e achei maravilhoso. Verifiquei a glicemia, a pressão, agora estou aguardando atendimento do neto no pediatra. Pra gente, que não tem plano, isso é ótimo”, comentou.

Bruna Ramos de Lima, que também aproveitou os serviços oferecidos, avaliou positivamente o atendimento. “Achei ótimo. Fiz limpeza de pele, passei pelo psicólogo, verifiquei a pressão, a glicemia, vários atendimentos de uma vez só. Tem gente que, às vezes, não tem tempo, e acaba aproveitando a oportunidade, então isso é ótimo”, revelou.

A Ouvidoria informou que foram realizados, com apoio das secretarias municipais, da unidade móvel de saúde, que esteve no local, e da iniciativa privada, corte de cabelo, serviços de barbearia, limpeza de pele, aferição de pressão e glicemia, assistência jurídica, atendimento médico e odontológico.

Também participaram da ação representantes das pastas municipais, preparados para registrar os apontamentos da população e para dar suporte às necessidades da comunidade local.

Segundo a Ouvidoria, um calendário de ações em outras comunidades está previsto para todo o ano. A intenção, de acordo com o ouvidor municipal, é atingir 10 ações de Ouvidoria Ativa em Alagoinhas no ano de 2019, contemplando um número significativo de pessoas com atendimentos gratuitos em diferentes localidades.

Fonte: SECOM PMA