Dando continuidade às melhorias estruturais das unidades escolares do município e visando assegurar, aos estudantes da rede pública municipal de ensino, um espaço seguro e adequado para o desenvolvimento pleno de competências e habilidades, a Prefeitura realizou, no último domingo (31), a reinauguração da Escola Municipal Joana D´Arc, completamente requalificada pela gestão.

Fundada em 1975, com o nome de “Escola da Brasilinha” e localizada no Parque Senhor do Bonfim, no Dois de Julho, a unidade passou por uma ampla reforma iniciada em 2018, com a construção de mais duas salas de aula, uma cozinha e uma dispensa, totalizando cerca de 172m² de área construída.

A unidade de ensino conta, a partir de agora, com 4 salas climatizadas, área de convivência, cozinha, sanitários e espaço externo para a ludicidade, atendendo a mais de 150 alunos nos turnos matutino e vespertino – 90 deles da Educação Infantil.

“Vou completar 10 anos aqui na escola, 8 anos como professora e 2 anos como gestora. Aqui é a minha segunda casa. É a aqui que eu dedico os meus dias, os sábados e os domingos, às vezes, para realizar um bom trabalho. Esses últimos dias tem sido intensos, mas com muita alegria e satisfação de receber as nossas crianças eufóricas, porque cada novidade, cada pedacinho, foi construído para eles. Aqui houve sempre uma demanda de alunos da Educação Infantil e a procura era grande, mas a gente não podia fazer mais matrícula porque a gente tinha apenas 2 salas, não tínhamos dispensa, até para armazenar os alimentos era complicado”, pontuou a gestora da unidade escolar, Manoela dos Santos Souza Morais.

Na solenidade de reinauguração, que começou com café da manhã aberto à comunidade, o prefeito ressaltou que o pedido de ampliação e reforma partiu da própria comunidade escolar.

“Eu recebi um ofício no Gabinete, com um relato da então diretora da escola, Adriana, irmã da atual gestora da unidade escolar, Manoela, solicitando que o governo tivesse um olhar sensível para as necessidades daqui. Então, atendendo a esse pedido das professoras, da comunidade, pudemos, através da Secretaria de Educação, realizar essa ampliação. Eu cheguei aqui e vejo que a Escola Joana D´Arc se equipara, hoje, nas condições oferecidas aos alunos, a qualquer escola particular, como uma escola pública de qualidade deve ser. E ela não é a única. Temos ações de reforma em andamento em outras unidades, programas pedagógicos em continuidade e 4 novos amarelinhos adquiridos para fortalecer o transporte dos nossos alunos. Vivemos hoje a melhor fase da Educação em nosso município”, afirmou o prefeito Joaquim Neto.

O secretário municipal de Educação, Tácio Lobo, enfatizou que uma escola integrada à comunidade tem um papel fundamental na transformação dos contextos locais e ressaltou que os resultados positivos da área não partem de um esforço individual. “As reformas e ajustes necessários para a entrega de uma escola de qualidade só podem acontecer através de um trabalho coletivo. Para que todas essas peças estivessem juntas, entretanto, o prefeito Joaquim Neto estipulou que a Educação fosse uma pasta prioritária no governo. Quando falamos de espaço público, temos que imaginar que este é o padrão de qualidade e excelência do ensino que Joaquim Neto coloca para a gente”, acrescentou o gestor da pasta.

Além da reinauguração do espaço, a Secretaria Municipal de Educação aproveitou a oportunidade para iniciar a entrega de kits da Educação Infantil, junto com o “Caderno do Estudante” que, segundo a Administração Municipal, será distribuído a 12.594 alunos da rede.

Para professora Iraci Gama, vice-prefeita e secretária de Cultura, Esporte e Turismo, toda inauguração, ampliação e reforma de escola é um avanço do governo que acredita na educação enquanto caminho possível para a transformação social. “Desejo que toda a equipe envolvida nesse trabalho procure dentro de si, cada vez mais, disposição, empenho e amor, porque é impossível cuidar de uma criançada dessa, cheia de energia, se não tiver uma disposição interior enorme para realizar esse trabalho, se não for por amor”, disse à comunidade escolar durante o evento de reinauguração.

Estiveram presentes na solenidade também o vereador Roberto Torres, presidente da Câmara, a professora Adriana dos Santos Souza, vice-diretora da escola, e “Rai da Brasilinha”, representante da associação de moradores, além de Ozeas Menezes, que também esteve na unidade, e da comunidade local, que visitou as novas instalações.

No total, mais de R$ 225 mil em recursos próprios foram investidos com a requalificação da Escola Municipal Joana D´Arc e a Secretaria de Educação informou que outras reformas já estão em andamento para garantir melhorias efetivas à qualidade do trabalho de professores e alunos da rede municipal.

Fonte: SECOM PMA