Comunidade quilombola do Cangula
Agricultores da comunidade quilombola do Cangula contarão, entre os dias 8 e 12 de abril, com um curso de Tratorista Básico voltado à formação de operadores.

Os produtores rurais participantes deverão aprender também sobre processos mecanizados e suas regulagens, para que desenvolvam habilidades como pulverização e adubação do local com o maquinário.

A iniciativa é da BSC/Copener, em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e integra o programa corporativo “Empreender com Você”, que promove capacitações com foco na geração de renda para as comunidades da área de atuação da empresa. O apoio é do Sindicato Rural de Cipó.

“A Secretaria Municipal de Agricultura se responsabilizará pela contratação de um trator com implementos que ficará à disposição dos alunos durante todo o período do curso. Com a qualificação, é possível reduzir os custos com o preparo da terra, além dos riscos de danos ao maquinário e ao meio ambiente. Com essa atividade, a SEMAG completa um pacote de ações que tem como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar. Com a recuperação de estradas vicinais, a entrega de adubo orgânico para incremento à produtividade nas lavouras, a distribuição de sementes e insumos e o apoio às associações rurais, por meio de capacitações, maquinário e parcerias, a Secretaria não apenas cumpre com a proposta de uma política pública que potencialize o desenvolvimento do campo, como também apresenta subsídios para que a produção dos agricultores se torne cada vez mais eficiente”, enfatizou o secretário municipal de agricultura, Geraldo Almeida.

O curso será ministrado na Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Cangula e os interessados devem entrar em contato com a associação.

Fonte: SECOM PMA