Céu alaranjado chama a atenção da população de Alagoinhas e região - Portal Alagoinhas News | Notícias de Alagoinhas e Região

Post Top Ad

sexta-feira, março 15, 2019

Céu alaranjado chama a atenção da população de Alagoinhas e região



O céu alaranjado no final da tarde desta quinta-feira (14/03), chamou a atenção da população de Alagoinhas e Região. No entanto, de acordo com a meteorologistas, esse fenômeno não é uma novidade. Segundo eles, essa coloração no céu ocorre geralmente no amanhecer e no entardecer em vários dias do ano e é algo considerado extramente normal. Trata-se de um fenômeno ótico chamado Dispersão de Rayleigh.

Ainda segundo meteorologistas, como a luz tem sete cores, o sol pode refletir naquele momento com mais intensidade a laranja. O fenômeno ocorre quando as partículas maiores em suspensão na atmosfera (geralmente poeira, pólen, sal marinho e minúsculas gotículas de água) espalham a luz solar na faixa dos comprimentos de onda que compreendem as cores que vão do vermelho ao laranja. Esse fenômeno ocorre mais intensamente em baixas altitudes, onde essas partículas são mais abundantes.

Durante o nascer e pôr do sol, a luz solar percorre uma camada maior na atmosfera, interagindo com mais partículas que estejam em suspensão. Assim, o ‘Espalhamento Mie’ torna-se dominante, deixando o céu com essa coloração alaranjada-avermelhada, característica.

Meteorologistas garantem que a chuva registrada durante o dia na cidade não tem ligações com a cor vista no céu.

Do Portal Alagoinhas News com informações de Simões Filho Online
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News.

Post Bottom Ad