Alagoinhas: Prefeitura leva ação educativa sobre consumo consciente da água e preservação dos recursos naturais a alunos da rede municipal; SAAE realiza ações no Dia Mundial da Água - Portal Alagoinhas News – Últimas Notícias de Alagoinhas-BA e Região

Post Top Ad

segunda-feira, março 25, 2019

Alagoinhas: Prefeitura leva ação educativa sobre consumo consciente da água e preservação dos recursos naturais a alunos da rede municipal; SAAE realiza ações no Dia Mundial da Água

Encenação lúdica para as crianças, dinâmicas e brincadeiras como caminho para o aprendizado. Foi utilizando ferramentas como teatralidade, performances e dinâmicas coletivas que a Prefeitura promoveu, na manhã da última quinta-feira (21), uma ação de conscientização na Escola Municipal Eraldo Tinoco.

Na iniciativa promovida em decorrência do Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, balões se tornavam perguntas sobre consumo consciente, lápis se transformavam em personagens e personagens davam vida, em cena, a reflexões sobre meio ambiente, preservação dos recursos hídricos e sustentabilidade.

A ação integrada, que buscou na ludicidade a forma de dialogar com os alunos, partiu do projeto “Alagoinhas 3+”, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), e também do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que promoveu um “game da água” junto aos estudantes de turmas do 2°, 3° e 5° ano.

“A intenção foi trabalhar com as crianças a importância da água. A proposta era chamar a atenção sobre o consumo consciente. Trouxemos uma encenação para que os alunos pudessem participar de maneira efetiva, entendendo a responsabilidade de cuidar da água. Essa dinâmica faz parte do programa Alagoinhas 3+, mais especificamente do projeto Floresta Escola, em um formato de trabalho realizado com a comunidade escolar que culmina em uma ação – já conhecida pelo município – de restaurar o ambiente físico. Antes da transformação física se efetivar, no entanto, fazemos o “trabalho de formiguinha”, com palestras, formação dos professores durante todo o ano, atividades desenvolvidas junto aos estudantes”, pontuou a ecóloga Arivânia Santos, da SEDEA, que idealizou a ação.

Segundo o coordenador de tratamento de água do SAAE, Adriano Almeida, que se uniu aos alunos para um bate-papo, a iniciativa fez parte da busca contínua por despertar a consciência das crianças quanto aos problemas ambientais. O intuito, de acordo com ele, é de que elas não apenas coloquem em prática o aprendizado, como também incentivem comportamentos profícuos, tornando-se multiplicadoras em potencial das práticas sustentáveis.

“É uma iniciativa pensando no futuro. Essas crianças que estão aqui serão adultos e formadores de opinião também, porque eles levam essa informação para casa e conduzem, conversam com a família e com os conhecidos. É uma forma de multiplicar. Inicialmente, aqui, para a atividade, pensamos no uso racional da água, um tema bastante pertinente para alunos dessa idade, e é também uma forma de mostrar um pouco do nosso trabalho, no SAAE, informando que a distribuição é feita com um tratamento adequado”, afirmou Almeida.

Mesclando conhecimento técnico com uma linguagem simples, metodologias da educação, conceitos da área ambiental e práticas de promoção à saúde, a ação desta quinta-feira faz da integração e da transversalidade uma forma de estabelecer práticas coerentes, facilitando o aprendizado das crianças no que compete à educação ambiental por meio de atividades de campo supervisionadas.

O secretário de desenvolvimento e meio ambiente, José Edésio Cardoso, participou da atividade educativa e ressaltou a importância de trabalhar, desde cedo, temas como preservação, revitalização dos corpos hídricos e arborização. O secretário de educação, Tácio Lobo, também acompanhou de perto a iniciativa e ressaltou a importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem.

Para a diretora da Escola Eraldo Tinoco, Railda Valverde, a ação traz reflexos positivos. “Quando todos fizerem isso que fizemos aqui, estaremos bem. Três secretarias em prol da educação e a educação pelo cuidado com o planeta”, comentou durante a atividade.

A aluna Vitória Vikky, do 5° ano, aprovou. “Eu gostei da apresentação. Estão de parabéns. Eles ensinaram a gente a não poluir a água”, revelou. Manuela Santos também gostou da iniciativa. “Aprendi como cuidar da água”, disse a estudante.

A previsão, segundo a SEDEA, é de que novas ações sejam realizadas e levadas também a outras escolas do município, não apenas em datas como o “Dia da Água”, mas durante todo o ano.

Em 2019, o projeto “Floresta Escola” deve contemplar alunos de 5 unidades escolares que serão assistidos pela equipe técnica do Programa Alagoinhas 3+.

O SAAE informou que, nesta quinta-feira (21), além da ação na escola Eraldo Tinoco, promoveu atividades também na unidade de ensino Péricles Magalhães, em Riacho da Guia.


SAAE celebra Dia Mundial da Água com múltiplas atividades

Água. Quando não a primeira, certamente uma das primeiras palavras que aprendemos a falar ainda quando bebês. Pode ser um balbucio, a pronúncia idiossincrática, incorreta, mas o significado é inconfundível: trata-se sempre do pedido pelo líquido que é um patrimônio do planeta, como atesta a Declaração Universal dos Direitos da Água, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Sem água não tem vida, sem água não tem nada”, corrobora Felipe Tavares, aluno do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eraldo Tinoco de Melo, localizada em Santa Terezinha, durante atividade realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas em virtude do Dia Mundial da Água, comemorado neste 22 de março. “Água é tudo”, arremata o estudante.

Na quinta-feira (21), o coordenador de Tratamento de Água do SAAE, Adriano Almeida, deu uma palestra a alunos da rede municipal a respeito do ciclo da água. São conceitos que aprendemos desde muito cedo: a evaporação, a formação das nuvens, a chuva que cai nos oceanos, nos lagos, nos rios. Um movimento infinito e circular imprescindível para a vida.

No bate-papo com as crianças, o coordenador também falou sobre o processo de tratamento da água feito pela autarquia e sobre a necessidade de que cada um tenha consciência ao usá-la. “Quando se trata desse público-alvo, que são crianças na pré-escola e no Ensino Fundamental I, eles também podem participar da vida social com cuidado, com a preservação, com o uso racional da água, fatores que eles também acabam levando para casa”, explicou Almeida, frisando o papel de agente multiplicador dos pequenos junto aos pais, irmãos, pessoas conhecidas. “Foi muito positivo”, concluiu.

“A educação está em todos os sentidos”, comentou Railda Valverde, diretora da Escola Municipal Eraldo Tinoco de Melo. “Quando você percebe que as outras secretarias do município vêm à escola trazer educação e que nós também estamos levando, é maravilhoso. Um dia diferente de aula, e a gente aqui trabalha muito nesse sentido”.

De maneira participativa e interativa, ainda foram realizadas brincadeiras temáticas e a confecção de murais.

O SAAE também esteve, com a mesma campanha, na Escola Municipal Péricles Magalhães. Situada na zona rural, de frente para um extenso e verde campo, com árvores, mato e plantações a perder de vista, elementos essenciais para o ciclo da água, foi muita diversão e aprendizado.

“Um momento muito produtivo e significativo”, assim qualificou o momento a diretora da escola Ana Célia Nascimento, explicando que o trabalho de conscientização dos alunos faz parte do dia a dia escolar. “É um momento de muita alegria para a gente e principalmente para as crianças, pois isso se transforma em conhecimento na prática, vai ser um conhecimento multiplicado”, assegura Nascimento.

Nesta sexta-feira (22), o SAAE finalizou as atividades comemorativas com uma ação de panfletagem no Posto de Atendimento, disponibilizando um material informativo para os usuários e com a participação da diretora geral, Maria das Graças Reis, no Encontro das Água, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), na Câmara Municipal, destacando os desafios, a necessidade de revisão do plano sanitário, outrora referência para o Plano Nacional de Saneamento e outros municípios, a retomada de conferências e a implantação de controle social.

“Esta é uma data de extrema importante para todo mundo, em especial para nós que trabalhamos com algo tão essencial como a água”, disse a diretora. “Além da dedicação diária por parte da gestão e dos funcionários para melhorar cada vez mais a prestação do serviço de abastecimento e coleta e tratamento de esgoto, também tem existido uma preocupação nossa em abordar as discussões e fomentar reflexões sobre o nosso bem mais precioso cotidianamente.”

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente desde 1992.

Fonte: SECOM PMA e ASCOM SAAE
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News.

Post Bottom Ad