Semana Pedagógica em Alagoinhas começa na segunda-feira (4) - Portal Alagoinhas News – Últimas Notícias de Alagoinhas-BA e Região

Post Top Ad

domingo, fevereiro 03, 2019

Semana Pedagógica em Alagoinhas começa na segunda-feira (4)

Com foco na conexão entre os saberes e no intercâmbio de experiências entre profissionais da educação, a Semana Pedagógica deste ano reúne, a partir desta segunda-feira (4), gestores, professores, coordenadores e auxiliares de classe com o objetivo definir os encaminhamentos de atividades que serão desenvolvidas no âmbito municipal durante o cronograma letivo.

A realização é da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação (SEDUC), e o evento conta com palestras, formações, planejamento, discussões e apresentações culturais.

Este ano, a temática que norteia a prática pedagógica do município é “Cirandando pelo Currículo: saberes e práticas humanizadas” e o palestrante que inicia a série de atividades, na segunda-feira, é o professor Roberto Sidnei Alves Macedo, doutor em Ciência da Educação pela Universidade de Paris, com pós-doutorado em Teoria de Currículo pelo Instituto de Educação da Universidade de Minho-Portugal.

“A escolha do corpo técnico, de trazer, para a Semana Pedagógica, referências da área, e de valorizar as apresentações culturais locais, como é o caso da percussão da Escola Comunitária Nova Esperança e de Raquel Ferreira, aluna do CMA e revelação do Festival Intercolegial de Novos Talentos da Música, evidencia que não se trata do currículo pelo currículo, do conhecimento pelo conhecimento, mas do conhecimento que visa à humanização, à empatia, às relações interpessoais entre os sujeitos que compõem toda a unidade escolar. É também um momento de dar boas vindas aos professores, diretores, vice-diretores, coordenadores, pedagogos, auxiliares, profissionais da educação. O retorno vem então com uma retomada de fôlego para iniciar o novo ano. No momento em que você traz a esses profissionais uma acolhida, propiciando a eles palestras de excelência, discutindo currículo, inclusão, hipótese da escrita, você está contribuindo para que essa retomada venha nutrida de motivação, entusiasmo pela prática, reflexão”, enfatizou Keite Lima, diretora pedagógica da SEDUC.

Para o subsecretário da pasta, Jean Afonso, “os encontros são importantes e caminham em consonância com aquilo que a secretaria acredita para o futuro da Educação em Alagoinhas, com resultados efetivos dentro e fora das salas de aula”.

No total, cerca de 600 educadores devem participar da Semana Pedagógica, que se encerra no dia 8 de fevereiro, após discussões nas unidades escolares sobre projetos político-pedagógicos.

As aulas começam na semana seguinte, no dia 11 de fevereiro.

Confira a programação:
04/02 (Segunda-feira)
7h – Credenciamento
8h15 – Composição da mesa
9h – Apresentação Cultural
9h30 – Palestra “Cirandando pelo Currículo”
Prof. Dr. Roberto Sidnei Alves Macedo
(Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade de Paris VIII (1995), pós-doutorado em Teoria de Currículo pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho-Portugal. Atualmente, é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia).
13h – Apresentação Cultural
13h30 – Palestra “Cirandando pela Hipótese da Escrita”
Prof. Esp. Cristiana Ferreira dos Santos
(Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Hélio Rocha. Atualmente, é professora da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde)
14h30 às 16h – Palestra “Inclusão e os desafios do cotidiano escolar”
Prof. Me. Mariana Morais Lopes
(Especialista em Neuropsicologia e em Educação Especial e Inclusiva, mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos)
Prof. Me. Maria Joana Damásio Passos
(Facilitadora em Educação Inclusiva na área de microcefalia, fundadora da Abraça Salvador)
14h30 às 16h – Formação Currículo
Prof. Dr. Roberto Sidnei Alves Macedo

05/02 (Terça-feira)
7h às 12h – Formação “Alimentação Escolar” para merendeiras que atuam em escolas da zona rural
7h às 11h – Planejamento nas unidades escolares
13h às 17h – Formação “Alimentação Escolar” para merendeiras que atuam em escolas da sede
13h às 17h – Orientação para a Elaboração do Projeto Político Pedagógico
13h às 17h – Planejamento nas unidades escolares

06/02 (Quarta-feira)
7h às 11h – Planejamento do início do ano letivo
13h às 17h – Planejamento do início do ano letivo

07/02 (Quinta-feira) e 08/02 (Sexta-feira)
7h às 11h – Discussões iniciais para a elaboração do PPP
13h às 17h – Discussões iniciais para a elaboração e/ou revisão do PPP

Fonte: SECOM PMA
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News.

Post Bottom Ad