Alagoinhas integra comitiva brasileira de educadores em Singapura - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas e Região

Post Top Ad

sexta-feira, fevereiro 08, 2019

Alagoinhas integra comitiva brasileira de educadores em Singapura



Em mais uma iniciativa com foco no fortalecimento do sistema educacional do município, Alagoinhas aposta nos modelos mais avançados do mundo para potencializar resultados efetivos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

O secretário municipal de Educação, Tácio Lobo, foi um dos 22 brasileiros selecionados para integrar a comitiva de educadores que visitaram Singapura, referência mundial na área da Educação. O gestor da pasta passou 7 dias com o grupo, no Sudeste Asiático, para estudar e pesquisar o modelo de ensino que conquistou os melhores resultados no Programa de Avaliação Internacional de Alunos, o Pisa, influente ranking realizado com estudantes de mais de 70 países.

A agenda incluiu visitas a órgãos do governo, a escolas inovadoras, startups e iniciativas da sociedade civil, além de momentos para consolidar aprendizados e pensar em possíveis aplicações na educação brasileira.

Com um dos sistemas de educação mais admirados e avançados do mundo, o secretário de Educação de Alagoinhas pretende trazer referências, práticas para o processo de formação de professores e metodologias que possam agregar ao ensino das escolas municipais.

“Ao estarmos em contato com o que de melhor está acontecendo no mundo, tivemos ainda mais clareza do que realmente funciona e de quais são as peças fundamentais neste processo. Mais do que incorporar iniciativas eu acredito que a grande chave está em entender as premissas por trás do sistema educacional de Singapura. Podemos mencionar, como exemplo, o foco incansável do país na formação inicial e continuada dos melhores professores para estarem nas salas de aula. Isso é feito através de uma instituição de ensino superior de excelência e de uma academia de formação continuada dos professores. Há também a prioridade máxima em tudo que envolve a educação no país, seja na perspectiva do governo ou dentro das famílias, com suas crianças. Para Singapura, a educação é peça-chave como estratégia de desenvolvimento social e econômico”, enfatizou.

Os participantes da comitiva que visitaram Singapura fazem parte da Fundação Lemann, que busca colaborar com a melhoria da qualidade da educação através de boas práticas de gestão pública e compartilharam, durante a viagem, desafios e metas para a educação nas respectivas localidades de atuação.

De volta ao Brasil, o secretário responsável pela pasta, em Alagoinhas, dá continuidade à busca por avanços na Educação Básica. Junto com o prefeito Joaquim Neto, com o subsecretário Jean Afonso e a diretora pedagógica Keite Lima, Tácio Lobo foi esta semana a Sobral, no Ceará, para participar do Encontro Nacional do programa “Educar pra Valer”.

A cidade cearense, que conquistou a primeira colocação do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sedia o evento e Alagoinhas participa, nos dias 7 e 8 de fevereiro, da iniciativa, em mais uma forma de compartilhamento de experiências com foco na educação pública de qualidade.

Fonte: SECOM PMA
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News.

Post Bottom Ad