Projeto Social Bimbaê realiza o evento sociocultural "SOS Lagoa do Aporá" - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas e Região

Post Top Ad

sábado, dezembro 22, 2018

Projeto Social Bimbaê realiza o evento sociocultural "SOS Lagoa do Aporá"

Aporá é uma cidadezinha aconchegante, situada entre o Litoral Norte e o Agreste Baiano, distante cerca de 186 Km da capital e com uma população estimada em pouco mais de 18 mil habitantes. 

A cidade passa por um período intenso de seca e isso, aliado a falta de políticas públicas para a recuperação e preservação de seus patrimônios naturais, tem causado uma das cenas mais tristes já vistas pelas pessoas que visitam a cidade e que, via de regra, passam pelo cartão postal mais marcante de Aporá, que é a sua famosa Lagoa, pois hoje a encontram completamente seca e sem vida. Da sua mata ciliar, restou apenas cerca de 20%, o restante foi totalmente devastada. O assoreamento é outro problema, somando-se ao lixo, a criação de animais soltos e, pasmem, a retirada do pouco de água que ainda restava, para abastecimento de propriedades particulares. 

A Lagoa do Aporá é também um patrimônio histórico da cidade. Sem dúvida, o surgimento das primeiras habitações, que se formaram no entorno de suas margens, foram influenciadas por sua existência. Lendas e histórias surgiram a partir da sua presença majestosa, o que a tornou uma referência em toda região. 

É com esse olhar de preocupação e de pertencimento, que o Projeto Social Bimbaê, projeto fundado em Camaçari mas que hoje está presente também em Dias D´Ávila, Irará, Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo, Argentina e Espanha, realizará um ato em defesa da recuperação e preservação dessa importante Lagoa. 
O evento contará com a realização de várias atividades culturais e pretende sensibilizar a comunidade aporaense e a gestão local, para a importância desse e também de outros patrimônios naturais que padecem igualmente, na cidade.

O SOS Lagoa do Aporá, acontecerá dia 22/12/2018, às 10h com Concentração no Bar da Nata, Aporá/BA.

Com informações da ASCOM ASCRB
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad