Alagoinhas: SEDEA realiza última ação de plantio de 2018 e supera a meta estipulada para o ano - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas e Região

Post Top Ad

sexta-feira, dezembro 21, 2018

Alagoinhas: SEDEA realiza última ação de plantio de 2018 e supera a meta estipulada para o ano

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), realizou, nesta quarta-feira (19), mais uma ação de recuperação de áreas degradadas, contabilizando mais de 500 mudas plantadas durante este ano pela Administração Pública Municipal.

Depois de passar pelo Cangula e por escolas municipais, com o programa “Alagoinhas 3+”, a SEDEA reuniu, mais uma vez, a equipe técnica para dar continuidade ao processo de recuperação de mata ciliar dos córregos do município.

Desta vez, a ação foi realizada no bairro do Mangalô, em uma área degradada na qual o rio Aramari possui diversos canais. “O rio Aramari é um dos afluentes mais importantes a alimentar o rio Catu, um dos principais da nossa cidade, e, somado ao rio Pojuca, compõe a bacia hidrográfica do recôncavo norte e Inhambupe. Restabelecer a vazão desse córrego é uma ação local, mas com influência em toda região”, destacou o secretário da pasta, José Edésio Cardoso.

No total, 230 mudas das espécies ingá, pau-pombo, jenipapo, canafístula e mutamba, todas nativas de Mata Atlântica, foram plantadas na região.

De acordo com a ecóloga Arivânia Santos, da SEDEA, é mais uma intervenção que contribui para avanços em sustentabilidade e arborização, em consonância com os projetos de convivência harmoniosa com espécies vegetais e de revitalização dos corpos hídricos do município. “Os processos de recuperação de área degradada realizadas no ano foram executados de acordo com a dinâmica do ambiente em questão, através de diagnóstico prévio da área, respeitando sempre as características do solo, a época do ano, a formação da área, o grau de degradação, os índices de abundância, riqueza e equitabilidade a serem utilizados”, pontuou.

Com a intervenção desta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente supera a meta estabelecida para 2018, ultrapassando as 500 mudas previstas inicialmente pela gestão.

A SEDEA informou que os plantios não são pontuais e que o intuito é dar continuidade ao trabalho no próximo ano. O desafio agora, segundo o gestor da pasta, é continuar trazendo resultados efetivos, na perspectiva de resultados ainda melhores para 2019.

Fonte: SECOM PMA
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad