Alagoinhas: Primeira SIPAT do SAAE chega ao fim com sentimento geral de satisfação - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região

Post Top Ad

domingo, dezembro 02, 2018

Alagoinhas: Primeira SIPAT do SAAE chega ao fim com sentimento geral de satisfação

Chegou ao fim, nesta quinta-feira (29), a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas. Iniciado na terça-feira (27), o evento contemplou um ciclo diversificado de palestras, serviços, dinâmicas e debates voltados para a saúde e o bem-estar do funcionário.

O último dia foi marcado por palestras sobre relações interpessoais, sobre reabilitação profissional e sobre doenças ocupacionais, ministradas, respectivamente, por Washington Cruz, professor da FATEC formado em Ciências Sociais, por Jaciara Nascimento, assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e por Romualdo Nóbrega, fisioterapeuta, representando o Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) de Alagoinhas.

Os alunos do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do curso de Técnico em Enfermagem montaram stand, para aferimento de pressão.

Ao longo de toda a manhã, os funcionários não só tiveram acesso a conteúdos privilegiados como participaram ativamente, tirando dúvidas com os profissionais convidados. Seriedade e descontração, lado a lado, caracterizaram a ocasião. O clima geral foi de satisfação e gosto de quero mais.

O coordenador de Apoio Administrativo Luciano da Cruz Santos frisou o alto nível educacional das palestras. “Estou bastante otimista para os resultados de um trabalho excepcional, que outrora não ocorreu”, afirmou. “Penso que nós funcionários saímos enriquecidos.”

O professor Washington Cruz, por sua vez, ressaltou a importância da SIPAT para o desenvolvimento da própria interação da equipe. “Esta é uma condição bastante favorável para um momento de autorreflexão e para o bom desempenho dos trabalhadores em suas atividades”, explicou.

SIPAT

A SIPAT, uma das atividades obrigatórias da Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (CIPA), de acordo com a legislação trabalhista, almeja promover a prevenção de acidentes no trabalho ou em decorrência do mesmo, diminuindo o afastamento de servidores por questões de saúde e acidente.

A periodicidade da SIPAT é anual.

Segundo dia da SIPAT conta com palestras sobre saúde mental e prevenção de acidentes

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas deu continuidade, nesta quarta-feira (28), a I semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

No segundo do que serão três dias, os funcionários da autarquia assistiram a uma palestra sobre saúde mental no trabalho, ministrada pelo psicólogo e secretário Municipal de Saúde Moacir Lira, e outra sobre prevenção de acidentes de trabalho, conduzida pelo técnico de segurança Eldo Azevedo.

“A SIPAT é uma iniciativa importantíssima, um espaço sofisticado de discussões sobre a questão da saúde do trabalhador de maneira integral”, afirmou Moacir Lira. “Fiquei muito feliz com a programação, porque ainda existe muito estigma, preconceito relacionado à questão das saúdes mentais.

“A SIPAT é um evento importantíssimo para qualquer instituição”, explicou o técnico em Segurança Eldo Azevedo, ressaltando a relevância de proporcionar aos funcionários o conhecimento necessário uma prevenção de acidente, para direcionar um bom comportamento, a atenção.

“A participação dos servidores é de fundamental importância, até para o dia a dia”, pontuou Adriano Almeida, laboratorista e vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). “As palestras são de fundamental importância para alertar, informar e conduzir a pessoa a ter um conhecimento pleno com relação às questões da saúde”, completou.

Para Maurício Hermogenes, servente prático, “foi muito gratificante, pois várias coisas a gente não tinha conhecimento e agora vai se prevenir mais, evitar o acidente no dia a dia”.

“O trabalhador do SAAE é merecedor dessa nossa primeira SIPAT”, disse a diretora geral Maria das Graças Reis. “Trará muitos frutos para o desempenho do trabalhador”, finalizou.

Fonte: ASCOM SAAE
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad