Quilombolas de Araçás vencem edital público - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região

Post Top Ad

segunda-feira, novembro 19, 2018

Quilombolas de Araçás vencem edital público

A comunidade quilombola Mato Limpo, em Araçás, está em festa. O motivo foi a aprovação da Associação dos Agricultores Familiares de Mato Limpo no edital público do Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. Com a aprovação, a Associação receberá da CAR um financiamento de até R$ 300 mil, além de assistência técnica e extensão rural.

Por meio da consultoria técnica oferecida pela BSC/Copener, empresa baiana produtora de celulose solúvel, a associação se submeteu ao edital Subprojetos Socioambientais para Comunidades Quilombolas com uma proposta de implantação de quintais agroflorestais e horta, viveiro comunitário e produção agroecológica integrada sustentável.

A conquista possibilitará aos agricultores de Mato Limpo fortalecerem a produção de biscoitos caseiros que já acontece no local com apoio da BSC/Copener, aumentar a produção agroecológica, ampliar a oportunidade de acesso ao mercado de agricultores e, com isso, a geração de renda.

Além da consultoria técnica, a empresa reformou a sede da Associação, capacitou o pessoal para fabricação dos biscoitos, por meio da parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), doou forno industrial e arcará com os custos do serviço de contabilidade a ser contratado para a prestação de contas do financiamento do projeto.

Segundo Eliete Luiza, especialista em Responsabilidade Social da BSC/Copener e responsável pelo programa corporativo Empreender com Você, “todas as ações de empreendedorismo desenvolvidas nas comunidades vizinhas têm como objetivo aumentar a geração de renda dos moradores e oferecer apoio e suporte técnico para que sejam autônomos e continuem caminhando de forma independente. Por isso, é uma grande felicidade para nós ver Mato Limpo trilhando esse caminho.”
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad