Melhores escolas públicas da Bahia superam a nota 7 no Ideb - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região

Post Top Ad

domingo, novembro 18, 2018

Melhores escolas públicas da Bahia superam a nota 7 no Ideb

A escola de Maria da Silva, 69, foi a enxada. Gastou a infância na roça. Hoje, quando quer ler a Bíblia ou tirar alguma informação de um panfleto, pede ajuda ao neto que vive com ela num barraco de madeirite de um único cômodo. Josué, 11, atende sempre aos pedidos da avó e também ouve seus conselhos. Queria ser polícia, dona Maria o desencorajou lembrando dos tantos que morrem de bala. O melhor era ser advogado.

Os quase 60 anos de vida que os separam são um retrato das mudanças na educação pública no Brasil. Mais crianças passaram a frequentar a escola – o acesso ao ensino fundamental está praticamente universalizado – e, a passos lentos, a qualidade do que aprendem por lá também está melhorando. A Escola Municipal João Francisco dos Santos, em Mata de São João, onde Josué aprendeu a ler, e, principalmente, a gostar de ler, é a melhor da Bahia.

Nas últimas semanas, Muito percorreu mais de mil quilômetros para visitar três das quatro escolas que atingiram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados em setembro deste ano. O índice foi criado em 2007 para medir a qualidade do aprendizado no ensino básico e estabelecer metas de avanço. Os alunos respondem a cada dois anos provas de português e matemática. Além das avaliações, o Ideb também leva em conta a taxa de aprovação das escolas.

O objetivo é que em 2022 todas os estabelecimentos de ensino brasileiros cheguem à nota 6. Na Bahia, que ficou com média 4,7 no Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental, há um número pequeno de escolas (5,9%) que já alcançaram ou superaram a meta global. Os locais que visitamos pertencem a um grupo ainda mais restrito – 0,5% atingiu nota 7 ou mais. 

Fonte/Foto: A Tarde
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad