Café produzido na Chapada é premiado em concurso mundial de café - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Post Top Ad

quinta-feira, novembro 01, 2018

Café produzido na Chapada é premiado em concurso mundial de café

Um total de 17 cafeicultores da Chapada Diamantina foram premiados pelo Cup Of Excellence 2018, um concurso para avaliar cafés especiais. Entre os 37 premiados na categoria “Pulped Naturals”, de cerejas úmidas despolpadas ou descascadas, 46% saíram de cafezais da Chapada. No total, dezessete produtores de Piatã e um de Barra do Choça, estão na lista dos melhores cafés. O resultado foi divulgado em uma cerimônia realizada em Guaxupé, em Minas Gerais.

“Este resultado consolida a Bahia como produtora dos melhores entre os melhores cafés. Através de Piatã, a Chapada Diamantina garante um resultado excepcional de reconhecimento e valorização dos cafés especiais baianos”, afirmou Silvio Leite, especialista em café e um dos fundadores do sistema de prova.

Os produtores que cultivam nas terras localizadas no centro da Bahia também obtiveram destaque na categoria “Naturals”, cafés naturais, que são colhidos a seco com casca, categoria na qual Minas Gerais tem maior tradição. Entre os 38 premiados, os cafeicultores baianos conquistaram três posições, dois deles ficaram entre os 10 melhores cafés especiais da safra de 2018.

Para os especialistas, o resultado é uma mostra do potencial dos cafés baianos e um incentivo para o setor. “É um coroamento do sucesso da Bahia na qualidade do café. Impulsiona o produtor, principalmente neste momento em que o cafeicultor enfrenta seca e o preço baixo do café commoditie. O café especial dá um reconhecimento e uma renda maior para o produtor”, diz João Lopes Araújo, presidente da Associação de Produtores de Café da Bahia- Assocafé.

O Cup of Excellence é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Durante as etapas do concurso, 29 juízes de 10 países diferentes, avaliaram mais de mil lotes de cafés especiais da safra 2018, segundo informações do jornal Correio. Os vencedores foram escolhidos entre os 300 selecionados para a etapa final.

Fonte: Bahia Notícias / Foto: Reprodução / Correio

ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad