Baiano ganha prêmio ao inventar construção que dispensa cimento tradicional; entenda - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região

Post Top Ad

terça-feira, novembro 27, 2018

Baiano ganha prêmio ao inventar construção que dispensa cimento tradicional; entenda

Integrantes Universidade Beira Interior, de Portugal, inventaram um meio de construção que dispensa o cimento. O projeto eCO2blocks, realizado pelo engenheiro baiano Pedro Humbert e pelo seu professor, João Castro Gomes, promete revolucionar o mercado mundial. O detalhe: a implementação não retira postos de trabalho na indústria.

De acordo com o engenheiro, os blocos são construídos a partir de resíduos. Funciona, basicamente, da seguinte forma: as sobras ricas em cálcio e magnésio endurecem de acordo com a pressão e temperatura. Depois, junta todo o material com água não potável. Esse processo é mais barato e mais fácil de ser produzido que o tradicional.

O projeto, inclusive, venceu o Prêmio Manuel António da Mota, uma iniciativa que reconhece organizações e personalidades que se destacam.

“Para além das vantagens ambientais, permite uma produção 10 vezes mais rápida e não diminui postos de trabalho neste tipo de indústrias”, salienta o docente e investigador João Castro Gomes. A meta seguinte será “implementar uma pequena indústria na região onde está sediada a UBI”, conclui o professor.

Fonte: Aratu Online
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad