Rui é formalmente denunciado no TRE após áudio em que incita crime eleitoral - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Post Top Ad

quinta-feira, outubro 25, 2018

Rui é formalmente denunciado no TRE após áudio em que incita crime eleitoral

A Coligação Coragem Para Mudar a Bahia protocolou oficialmente no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), nesta segunda-feira (23), a denúncia referente ao áudio em que o governador Rui Costa convoca prefeitos a supostamente praticar crime eleitoral.

O ofício encaminhado ao Corregedor Regional Eleitoral Edmilson Jatahy Fonseca Júnior foi protocolado após o jornal Folha de S. Paulo ir de encontro às versões apresentadas pelo Governo do Estado. No registro, o petista fala sobre uma reunião com 50 prefeitos e estende o pedido aos demais gestores para que garantam o transporte de eleitores, o que é proibido pela Lei Eleitoral.

A prática de fornecer transporte irregular em intenção de obter vantagem política tem pena prevista de quatro a seis anos de prisão e pagamento de 200 a 300 dias-multa. Apenas a Justiça Eleitoral pode requerer o transporte de passageiros no dia das eleições, sendo que o prazo para o cadastramento dos veículos públicos foi expirado no dia 18 de agosto. Prefeitos e governadores não possuem qualquer legitimidade para requerer veículos com esta finalidade.

“O governador deixou claro sua intenção de intervir no ambiente eleitoral de modo a reduzir a abstenção em favor do candidato do PT, Fernando Haddad. Um claro abuso de poder econômico e político, utilizando o Estado contra a candidatura de Jair Bolsonaro. Faço um alerta a prefeitos, vereadores e demais cidadãos coagidos pelas palavras do governador: não caiam na besteira de praticar este crime eleitoral. Estaremos vigilantes e a pena pode chegar a seis anos de prisão”, alertou o presidente do Democratas-BA, deputado federal José Carlos Aleluia.

Na denúncia, também é pedido que todos os cartórios eleitorais da Bahia sejam notificados para que adotem medidas contra o uso criminoso de transporte e a tentativa de cadastro indevido de novos veículos.

Após a divulgação de que a coligação entraria com a denúncia, neste sábado (20/10), a assessoria do governador Rui Costa enviou uma nota à imprensa afirmando que o petista teria sido vítima de fake news.

Em seguida, elaborou uma nova versão confirmando que a voz seria do governador, mas que o áudio tinha sido “adulterado” pela oposição. Somente após a apuração do jornal Folha de S. Paulo, a assessoria do governador recuou e admitiu que não houve adulteração alguma no material.

“Tão grave quanto incitar um crime foi a trama criada para abafar o caso. Rui Costa foi desmascarado pela imprensa nacional, que comprovou que o governador do PT agiu para enganar a imprensa e toda a população. Um chefe de Estado que é incapaz de assumir a responsabilidade pelos seus atos e tenta forjar um crime culpando seus opositores não merece a confiança dos baianos”, criticou Aleluia

Fonte: Varela Notícias
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad