Programa Ciência na Escola promove encontro com jovens cientistas de Alagoinhas - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Post Top Ad

terça-feira, outubro 02, 2018

Programa Ciência na Escola promove encontro com jovens cientistas de Alagoinhas

Com o objetivo de mostrar aos estudantes a importância da pesquisa, as formas de trabalhar com projetos e estimular hábitos de estudos que os tornem cientistas, o programa Ciência na Escola reuniu, na manhã desta segunda-feira (01), cerca de 150 estudantes para o Encontro com o pesquisador Caio Montalvão, que é ex-aluno da rede estadual. A atividade aconteceu no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Litoral Norte e Agreste Baiano, localizado em Alagoinhas (a 108 Km de Salvador). Participaram também estudantes da Escola dos Rodoviários e do Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, que conheceram a trajetória de Caio e debateram sobre iniciação científica e trocas de experiências.

A estudante Adrielly Cardoso, 16, 2 º ano do curso técnico em Informática, criou o projeto ‘Conte comigo: O suicídio não é a melhor solução’ e conta que a intenção é criar um blog que contém vídeos, textos e mensagens de psicólogos, alertando sobre o suicídio e como prevenir que uma pessoa tire sua vida. “Queremos ajudar as pessoas, alertando para o perigo e mostrar que elas não estão sozinhas. Esse encontro veio para confirmar que estamos no caminho certo. É um evento bastante motivador”, pontuou.

Gabriel Barreto, 16, também do 2º ano do curso de Informática, destacou que qualquer estudante que queira pesquisar pode obter trabalhos surpreendentes. “O encontro veio para afirmar que podemos ser grandes pesquisadores e criar projetos incríveis. Junto com outros colegas criamos um projeto bem legal, o ‘Deuses do Olimpo’ – Um jogo digital de interação e aprendizado sobre mitologia grega, algo que está ligado à nossa área e que pode ajudar muitos estudantes para aprender de uma forma mais leve e interativa “, acrescenta.

De acordo com o palestrante, Caio Montalvão, ex-estudante do Colégio Estadual Simone Simões Neri, em Inhambupe (a 153 Km de Salvador), o debate veio para mostrar aos estudantes da rede pública que é possível se tornar um jovem cientista. “Foi um bate papo bem tranquilo, conversamos sobre minha trajetória, como é meu trabalho e sobre o meu projeto ‘Fogão solar e a secção cônica, diminuindo impactos ambientais’, além das minhas participações na Feira de Matemática em 2017 e na 6ª Feira Nacional de Matemática, no Acre. Eles tiveram a oportunidade de se reavaliarem como estudantes e de pensar, cientificamente, para mostrar o censo crítico e apresentar soluções para melhorar a vida da sociedade”, contou Caio.

Fonte: ASCOM SEDUC
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad