Nova Viçosa: Moradores reclamam de lama em praias e culpam transporte de eucalipto - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Post Top Ad

segunda-feira, outubro 29, 2018

Nova Viçosa: Moradores reclamam de lama em praias e culpam transporte de eucalipto

Moradores de Nova Viçosa, no extremo sul baiano, reclamam de lama nas praias do município. Para eles, a situação é reflexo da criação do Canal do Tomba, em Caravelas, na mesma região, usado para o transporte de eucalipto. Conforme o G1, os moradores declaram que o problema ocorre há 14 anos e tem se intensificado nos últimos dois anos. Na última semana, a lama aumentou em grandes proporções, o que tem prejudicado o comércio da cidade.

Conforme os residentes, o Canal do Tomba serve para passagem das barcas que transportam eucalipto para o estado do Espírito Santo. Para a passagem das barcas é feito um processo de dragagem na areia, onde ela é removida e depositada em outro local. O processo é feito entre novembro e março. Com isso, a areia é retirada e depositada nas praias de Mucuri, e gera a lama.

Em resposta, a Fibria, empresa responsável pelo canal, disse que monitora continuamente os níveis de turbidez da água na região. Conforme a companhia, a dragagem é feita anualmente para assegurar as condições de navegabilidade das embarcações e segue a legislação em vigor, “obedecendo a Licença de Operação e o Plano anual de dragagem expedidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”. A empresa ainda disse que dialoga com a comunidade e disse estar dispostas para buscar uma solução para o caso.

Fonte: Bahia Notícias
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad