Devido a seca, mais de 100 mil peixes são levados para o São Francisco - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região

Post Top Ad

quarta-feira, outubro 03, 2018

Devido a seca, mais de 100 mil peixes são levados para o São Francisco

Grupos de pesquisa e proteção ambiental resgataram 118,5 mil peixesa de lagoas que estão secando, na cidade de Xique-xique, no Vale do São Francisco, na região norte do estado. Segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a ação foi iniciada na segunda-feiora (24) e finalizada na sexta-feira (28).

Durante a operação, os animais foram pescados com redes e soltos no Rio São Francisco. Entre as espécies resgatadas estão surubim, mandi amarelo, pescada, curimatã, sarapó, cascudo, carí, corvina, pial, traíra, cascudo, pacu e piaba.

Ainda de acordo com o Ibama, de 2017 para este ano, cerca de 50 milhões de peixes foram mortos por causa da seca das lagoas. A ação realizada nesta semana é a terceira do Instituto para resgatar os animais da região. As duas primeiras ocorreram em agosto deste ano.

De acordo com o G1, a ação de salvamento foi realizada por uma Força Tarefa interinstitucional, na qual participaram o Ministério Público Estadual (MP-BA), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), universidades, Organizações Não Governamentais, prefeituras locais e voluntários, contabilizando um total de 100 pessoas.

Segundo o Ibama, o objetivo das ações é realizar um diagnóstico da situação, a fim de identificar as possíveis causas da mortandade dos peixes e também proposição de medidas adequadas para fazer cessar o dano ambiental. Um estudo está sendo realizado pela Instituição para avaliar a seca.

Fonte: Bahia Notícias
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad