Alagoinhas: Feira de Saneamento do SAAE leva diversos serviços a moradores de Santa Terezinha - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Post Top Ad

terça-feira, outubro 02, 2018

Alagoinhas: Feira de Saneamento do SAAE leva diversos serviços a moradores de Santa Terezinha

“Hoje eu aprendi a não jogar lixo na rua, porque suja o meio ambiente”, disse Jadson Pinheiro dos Santos, de 11 anos, assegurando que ia compartilhar o aprendizado com os familiares.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas proporcionou, no domingo (30), um dia positivamente atípico para os moradores do bairro Santa Terezinha, com a realização da 3ª edição da Feira de Saneamento.

O evento, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), viabilizou um contato entre a população e os serviços públicos de saúde e educação ambiental.

Durante toda a manhã, na Praça Doutor João Dantas, os moradores puderam usufruir — gratuitamente — de atendimento médico, odontológico e jurídico, retirada de segunda via de contas de água e negociação de dívidas, informações sobre dieta saudável, sobre programa de erradicação ao consumo de drogas, além de atividades lúdicas para crianças e diversas palestras sobre uso racional de água, preservação do meio ambiente, violência contra a mulher e no trânsito.

De acordo com a diretora geral do SAAE Maria das Graças Reis, “a terceira edição da Feira de Saneamento foi um sucesso, com novidades em relação ao que foi ofertado à população, afinal saneamento é mais do que uma prestação de serviço, envolvendo emoção, cuidado, meio ambiente”.

Ainda segundo a diretora, a ideia é que a Feira se torne a cada dia mais robusta, com ampliação das parcerias e atividades. “Este é um novo SAAE, cada vez mais próximo da comunidade, que dialoga, que leva o conhecimento à população”, finalizou.

Para Walzelia Araújo, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unirb, é muito importante “ensinar os alunos a ter esse contato com a comunidade, falando uma linguagem acessível”.

Sirlley Furtado, estudante de pedagogia da Fatec, ressaltou a boa receptividade das crianças, que “interagiram bem com o trabalho lúdico focado na conservação da natureza e do meio ambiente, o uso racional da água, a importância para nossa vida e para o planeta”.

A Polícia Militar da Bahia também marcou presença, com uma extensão do trabalho realizado nas escolas. O Capitão Júlio Mendes falou a respeito da importância de conversar com os jovens, conscientizando a eles e a suas famílias, no intuito de “desenvolver estratégias para que escolham não ingressar no mundo das drogas”.

Os alunos da Escola Municipal de Boa União, por sua vez, apresentaram uma paródia e um jornal, cuja construção do jornal foi norteada pelo tema sustentabilidade. O trabalho foi resultado do projeto Eco Kids, do Ministério Público, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA).

“A Feira de Saneamento foi uma oportunidade para socializar o resultado que havia nos deixado maravilhados” afirmou Keite Lima, diretora pedagógica da SEDUC.

Leila Pires, assessora de Integração Comunitária do SAAE, agradeceu o apoio das secretarias municipais e demais instituições parceiras, peças fundamentais para o êxito do evento.

Parceiros: Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia (FATEC), UNIRB, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Projeto Desmond Tutu, Cooperativa de Recicladores e Catadores de Alagoinhas (CORAL), Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU), Jucy Cardoso (Comitê de Mulheres de Alagoinhas), Professora Sônia (Consultora Mary Kay), Roberto Torres (presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas); Posto de Atendimento e Laboratório do SAAE.

Fonte: SECOM PMA
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad