Alagoinhas é a 1ª cidade da Bahia a sediar o campeonato internacional Prime Jiu-Jitsu Experience - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região

Post Top Ad

segunda-feira, outubro 01, 2018

Alagoinhas é a 1ª cidade da Bahia a sediar o campeonato internacional Prime Jiu-Jitsu Experience

Batendo uma marca significativa de quase 400 competidores, entre atletas de diferentes estados e países, Alagoinhas sediou, no último domingo (30), o campeonato “Prime Jiu-Jitsu Experience”, realizado pela primeira vez na Bahia.

Reunindo competidores de 4 a 50 anos de idade, em modalidades do Pré-Mirim ao Master, feminino e masculino, a disputa começou às 10h deste domingo (30) e chamou a atenção para o poder transformador do esporte enquanto saúde, qualidade de vida e ação social.

A vontade em comum? Vencer as chaves e alcançar o título de campeão.

“Estou querendo buscar o ouro”, disse Adenildo Soares, faixa marrom, da equipe Raiz Jiu-Jitsu, que disputou o Prime na categoria peso Pena. De acordo com ele, o principal desafio no esporte é conseguir apoio para aliar o desempenho à prática e às competições. “Eu trabalho em 5 projetos sociais em Camaçari e geralmente preciso sair da Bahia para poder representar o estado em um evento de alto nível, como o Prime Experience. É muito importante para a gente ver hoje uma competição deste tipo realizada aqui. Antes, tínhamos que ir para o Rio, Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, Espírito Santo”, pontuou.

Thayla Gabriela, competidora da categoria Médio feminino, concorda, mas avalia que a prática tem conquistado destaque no município. “O Jiu-Jitsu tem crescido muito nos últimos anos. A cidade está crescendo muito através do esporte e eu quero crescer junto”, ressaltou.

Para Leandro Lima, além da oportunidade para evidenciar o trabalho de destaque que tem sido realizado junto aos atletas de Alagoinhas e da projeção de uma grande competição da modalidade no município, a realização contribui para inspirar, envolver e trazer novos adeptos.

É também com esse foco – de conquistar novos praticantes através da modalidade com a qual se desenvolveu – que o faixa preta Fernando Moreira , professor da escola Delariva, de Gandu, se dedica a competir e a ensinar. “Comecei criança, participando de projeto social, com 14 anos. Hoje tenho 35. A gente foi levando o esporte a sério e chegou o momento em que eu tive a oportunidade de dar aula. Hoje eu sou formado em Administração, mas eu vivo do Jiu-Jitsu. Além de atleta, sou professor na minha cidade e tenho um projeto social. De onde eu vim, estou dando oportunidade também para as crianças”, comentou.

Disputando a categoria Meio Pesado e ansioso para passar aos alunos o resultado da dedicação aos tatames, Fernando Moreira era mais um atleta que se juntava aos desportistas em uma competição significativa do segmento para mostrar que grandes iniciativas surgem a partir do incentivo às modalidades esportivas.

Para quem está começando, um universo de possibilidades se abre e o aprendizado com quem estrada longa de bagagem é sempre um bom ponto de partida. “Comecei na escola. Pratico há mais ou menos um ano e meio e estou aprendendo bastante. É um esporte em que consigo me destacar, por causa do meu tamanho e peso. Treino sempre e é importante estar aqui com meus amigos. Eu apoio eles, eles me apóiam. Isso é o bom”, revelou Caio Bruno de Lima Almeida, de 15 anos, ansioso para a sua 5ª competição no Jiu-Jitsu.

O prefeito Joaquim Neto prestigiou a iniciativa no Ginásio de Esportes Antônio Carlos Magalhães, parabenizou os organizadores e enfatizou que o investimento em esporte é uma das prioridades do governo. O gestor ressaltou que um novo equipamento está sendo construído na Rua do Catu, para sediar treinamentos, disputas e eventos, em mais uma iniciativa para fomentar os projetos relacionados ao esporte na região.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) informou que vai continuar apoiando as práticas esportivas em todas as modalidades e que é de interesse das pastas municipais envolver jovens, crianças, adultos e idosos na construção de equipamentos públicos que contemplem o esporte, o lazer, a saúde e a educação no município.

Cerca de 1500 pessoas participaram do evento promovido neste domingo em Alagoinhas. A realização é da Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA, com apoio da Raiz Jiu-Jitsu e da Prefeitura Municipal.

Fonte: SECOM PMA
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad