Alagoinhas: Com a ampliação de unidades, a requalificação de estruturas físicas e a aquisição de equipamentos, Prefeitura realiza mais três grandes entregas da saúde à população - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região

Post Top Ad

sábado, outubro 06, 2018

Alagoinhas: Com a ampliação de unidades, a requalificação de estruturas físicas e a aquisição de equipamentos, Prefeitura realiza mais três grandes entregas da saúde à população


A semana foi movimentada entre as equipes de saúde de Alagoinhas neste início de mês. É que, no período de uma semana, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, oficializou a entrega de 4 grandes equipamentos à população – 3 delas nesta sexta-feira (5).

Isso significa que, além da Unidade de Saúde da Família entregue no Estevão, a população poderá contar, a partir de agora, com uma Unidade em Narandiba, completamente reformada e ampliada pela gestão, e também com 2 veículos destinados à Atenção Básica, sem mencionar o novo serviço de ultrassonografia implantado na Unidade de Reintegração Funcional do município.

São duas unidades de saúde reinauguradas com nova estrutura, veículos adquiridos para fortalecer a cobertura em saúde e um novo serviço disponível para a população já esta semana, concretizando um conjunto de ações que saem do papel para transformar a realidade do atendimento aos munícipes.

“O que nos motiva é o desejo de, a cada dia, qualificar a saúde, oferecendo acolhimento ao cidadão nos lugares onde o sofrimento acontece. Faz parte do desejo de trazer aquilo que é bandeira nossa, que é bandeira de Joaquim Neto, que é a humanização dos serviços. Os desafios e responsabilidades são muitos, mas temos investido nossos esforços para garantir a eficiência dos serviços prestados à comunidade”, ressaltou Moacir Lira, secretário municipal de saúde.

Para o prefeito Joaquim Neto, são avanços importantes, mas que não podem apagar a necessidade ainda latente de melhorias ao setor. “Os problemas da saúde no Brasil são gigantescos. Aqui no município, temos dado nossos passos. Em dois dias, entregamos todos esses equipamentos. Sei que ainda há muito a se fazer e que e que o nosso trabalho precisa e vai chegar a todas as localidades. Quando a gente fala em entregas da saúde, a gente diz sobre serviço que chega para melhor atender à nossa gente. Ainda temos desafios, mas seguiremos com novas entregas para a nossa população”, destacou o gestor.

As solenidades de entregas da saúde começaram às 8h, em Narandiba, e seguiram até as 11h30, com a entrega dos veículos adquiridos no estacionamento da Prefeitura. Os vereadores Raimundo Alves (Gode) e Raimunda Florencio, que destinou uma emenda parlamentar às obras da Unidade de Saúde da Família de Narandiba, prestigiaram as ações.

A previsão, segundo a SESAU, é de que também seja inaugurada ainda este mês a nova base do SAMU. Até o final do semestre, o intuito da pasta é entregar a sede da Vigilância em Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial, que estão em fase de intervenções para melhorias.

Unidade de Saúde ampliada e requalificada
Com um investimento de R$ 129.946,94, a Unidade de Saúde da Família de Narandiba, foi ampliada pela gestão municipal e conta agora com 2 salas de atendimento médico, sala de vacinação, sala de curativos, bancadas para a administração de imunobiológicos, almoxarifado, copa, farmácia, expurgo, sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais e esterilização, além de um espaço para o consultório odontológico que, segundo a Administração Pública, também será implantado na unidade.

Segundo representantes da associação de moradores, o local estava fechado há 6 anos e os profissionais trabalhavam provisoriamente em um espaço alugado para garantir o atendimento à população, mas a reforma faz parte de uma luta antiga da comunidade.

“De 2005 a 2012, quando estava vereador, a necessidade de requalificação da unidade de Narandiba sempre foi um pedido nosso e agora é um sonho sendo realizado, tanto para os moradores, quanto para nós, que acompanhamos esta batalha desde o início”, pontuou o secretário municipal de assistência social, Alfredinho Menezes.

O recurso que fez com que a obra se concretizasse, este ano, veio de uma emenda da vereadora Raimunda Florencio, que destacou a importância de investimentos na área da saúde.

“Vivemos um momento histórico na cidade e fico feliz em ver Alagoinhas se desenvolvendo. O meu projeto é saúde e tem sido essa a minha busca desde o início: assegurar que os atendimentos cheguem à população. É com grande alegria que participamos dessas entregas hoje e ajudamos a evidenciar o trabalho que tem sido realizado no município. Há muito tempo que não se fazia tanto pela cidade”, afirmou.

A SESAU informou que a nova estrutura física chega para garantir que as pessoas sejam acolhidas na sua comunidade, com um ambiente mais adequado, conforme preconiza a Política Nacional de Saúde.

Ampliação da cobertura em saúde com a implantação do serviço de ultrassonografia na Unidade de Reintegração Funcional
Inaugurada em nova sede no ano passado, além de reabilitação, acupuntura, fisioterapia adulta e pediátrica, a Unidade de Reintegração Funcional (URF) oferece, a partir de agora, também o serviço de ultrassonografia à comunidade.

A aquisição do equipamento, segundo a SESAU, é fruto do empenho da Administração Pública, que tem buscado recursos e investimentos para assegurar o atendimento de qualidade prestado à população.

De acordo com Jaira Lopes Costa Moreira, coordenadora da unidade, o centro vem acolher uma demanda importante do município e gera resultados positivos para os pacientes de Alagoinhas e também das cidades vizinhas. “Recebemos aqui pacientes que sofreram alguma lesão ou nasceram com algum tipo de doença e precisam dos serviços de fisioterapia, então atendemos pacientes de pós-operatório, de ortopedia, contamos com apoio de estagiários para a acupuntura, e o aparelho de ultrassom chega para atender à demanda que já existia e também para fortalecer o serviço prestado à comunidade”, ressaltou.

Além do aparelho, também foram adquiridos novos equipamentos de fisioterapia, como macas, bicicleta ergométrica, aparelho TENS, para estimulação transcutânea, aparelho produtor de vibração (APV) e infravermelho, que deverão contribuir para o desenvolvimento do trabalho na unidade.

Para a moradora Maria Aparecida de Lima, que utiliza o serviço de fisioterapia da URF após enfrentar um câncer de mama, ter o espaço de atendimento é fundamental para a população. “Estamos com 18 pacientes de fisioterapia de câncer de mama, porque a doença interfere no movimento do braço, e temos uma médica que é maravilhosa. Ir para Salvador 2 vezes por semana é muito cansativo. Quem já fez radio, já fez quimio, como eu, que estava há mais de 7 anos indo para Salvador, sabe que cansa demais. Então é ótimo ver que esse atendimento é oferecido aqui. Agora estou vendo os aparelhos chegando e estou feliz demais”, comentou.

Pedro Renato de Andrade Marcos, que chegou à unidade há apenas 15 dias para iniciar o tratamento para o trauma no fêmur e na rótula, compartilha a mesma opinião que Dona Maria.

“A primeira impressão que eu tive foi maravilhosa, porque eu vinha fazendo o tratamento em outro local, mas não estava tendo o acompanhamento. O pessoal vinha, passava a série e me largava. Agora, não. Aqui a fisioterapeuta está o tempo todo orientando, mostrando. Quando a gente fala desses serviços, a gente sempre ouve as pessoas falando de dificuldades, e eu não tive nenhuma dificuldade aqui. Fui atendido muito bem desde a recepção, fiz a avaliação e comecei a fazer os exercícios. Também já estou fazendo o ultrassom. Cada aparelho que chegar, isso só ajuda na precisão do tratamento. Isso é maravilhoso”, revelou o paciente.

A SESAU informou que a marcação segue os trâmites normais, através da regulação em saúde, e comunicou que a URF funciona das 7h às 16h, na Avenida Juracy Magalhães, 1004.

Mais carros para as equipes da Atenção Básica
Fechando as entregas da saúde na manhã desta sexta-feira (5), a SESAU apresentou à comunidade, no estacionamento da Prefeitura, os 2 veículos adquiridos que serão destinados à Atenção Básica, contribuindo para a mobilidade e para o desenvolvimento do trabalho das equipes de saúde em Alagoinhas.

“Os veículos são propostas de emendas de recursos que estavam nas nossas contas desde 2014 e que a gestão anterior não se atentou para fazer a aquisição. Assim que essa gestão identificou que algumas das propostas de fundo a fundo de emendas não haviam sido adquiridas em sua totalidade, fizemos um processo de investigação interna, de análise de itens, para que fechássemos esse processo e revertêssemos isso em benefícios à população”, explicou o diretor de planejamento da pasta, Edlam de Souza Santos.

O secretário municipal Moacir Lira enfatizou que os veículos potencializam o deslocamento dos profissionais, asseguram melhor assistência, permitem o suporte a pacientes acamados e conferem mobilidade ao setor, fortalecendo a Atenção Básica, que é a porta de entrada do sistema.

A SESAU divulgou ainda que, até dezembro deste ano, deve agregar ainda mais, fortalecendo os equipamentos próprios e permanentes a título de veículos da secretaria com a aquisição de mais 4 carros tipo “passeio”.

Fonte: SECOM PMA
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad