SAAE realiza ciclo de palestras sobre o Setembro Amarelo em Alagoinhas - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região

Post Top Ad

quinta-feira, setembro 20, 2018

SAAE realiza ciclo de palestras sobre o Setembro Amarelo em Alagoinhas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas realizou, na manhã desta quinta-feira (20), a primeira edição de um ciclo de palestras sobre prevenção ao suicídio, na Estação de Tratamento Francisco Távora (Sobocó).

A iniciativa, desenvolvida pela Assessoria de Integração Comunitária (AIC), ocorre em apoio à campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar a população a respeito do suicídio e as maneiras de prevenção.

“Primeiramente quero parabenizar o SAAE pela iniciativa”, afirmou a palestrante Ariana Souza. “Hoje foi muito proveitoso, porque promoveu esse debate, uma reflexão acerca desse fenômeno tão complexo, e a forma que podemos fazer para identificar casos é observando, um olhar voltado para o outro, ir ao encontro dessa pessoa, estabelecer vínculos sólidos” concluiu a psicóloga.

Para José Carlos, auxiliar de encanador, o suicídio “trata-se de um grande problema que temos na sociedade, nós devemos estar atentos, por isso essa campanha é muito boa, para que todos reflitam o valor da vida”.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio e as tentativas são prioridades na agenda global de saúde. Dos 800 mil suicídios ocorridos anualmente, 65 mil acontecem na região das Américas.

Nesta sexta-feira (21), a segunda edição do ciclo de palestra acontecerá na sede da autarquia, para os funcionários da sede e do Posto de Atendimento.

A autarquia possui o Núcleo de Atendimento ao Servidor (NAS), um canal seguro de diálogo e conhecimento, tanto por meio de elucidação de dúvidas com relação aos direitos quanto às necessidades dos servidores, assegurando-lhes o bem-estar. “Estamos sempre disponíveis para conversar e dar os encaminhamentos necessários”, assegura Simone Cordeiro, responsável pelo Núcleo, ressaltando que tudo é feito com o máximo de privacidade e discrição.

Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?

— CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

— UPA 24H, SAMU 192, Proto Socorro; Hospitais

— Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)

Fonte: SECOM PMA
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad