Renata Fortaleza assume comando da Guarda Civil de Alagoinhas - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Post Top Ad

sábado, setembro 22, 2018

Renata Fortaleza assume comando da Guarda Civil de Alagoinhas

“Tenho orgulho de pertencer a essa corporação correta e justa, com valores que são os mesmos que os meus. Assumir a comando da Guarda Civil Municipal tem um forte valor simbólico porque todas as mulheres estão sendo representadas com esta conquista.  Comprometo-me a continuar trabalhando com energia para garantir a segurança e a defesa dos direitos da população como um todo, e, principalmente, para contribuir no enfrentamento à toda espécie de violência que as mulheres ainda sofrem”. Foi assim, com grande emoção, que a nova comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Alagoinhas, Renata Fortaleza, definiu a sensação de ser a primeira pessoa do sexo feminino a assumir a função no município, em ato realizado na manhã desta quinta-feira (20), na sede  da instituição.

Prestigiaram a cerimônia, o Tenente-Coronel Reginaldo Moraes da Silva Filho, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar em Alagoinhas, o coordenador Regional da Polícia Civil, Jean Silva Souza, a sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Cláudia Fortaleza, o Delegado Luciano Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Torres, a primeira-dama, Carla Reis, secretários municipais, vereadores, representantes da sociedade civil, entre outras autoridades.

 Em seu discurso, o prefeito Joaquim Neto ressaltou a importância da solenidade e o respeito da Gestão Municipal com a corporação que realiza um trabalho de excelência  na cidade. Agradeceu ao ex-comandante pelos serviços prestados e desejou sucesso a Renata Fortaleza, enfatizando sua serenidade e capacitação para desempenhar a função.“Nossa nova comandante foi alçada ao cargo não somente por ser mulher, mas pelo resultado que acompanhei nos últimos tempos, sempre se dedicando com afinco a servir aos cidadãos e cidadãs”, disse o prefeito.

Seguindo na linha do prefeito, o antecessor de Renata, Allan Matos, saudou o trabalho efetuado e desejou sucesso à nova comandante. “Transmito o cargo com orgulho,  sensação do dever cumprido e com a total certeza de que está sendo entregue a uma profissional com grande reconhecimento pela sua valiosa contribuição à Guarda, o que corroborou para que o nosso trabalho se tornasse referência para outros municípios”, ressaltou.

“Os comandantes contribuem para construir uma guarda melhor. Eles são escolhidos em função de seus conhecimentos técnicos, habilidades práticas e boas atitudes comportamentais na instituição”, afirmou o Tenente-Coronel Reginaldo Moraes. “E eu desejo e acredito, que chegará o dia em que uma mulher ocupará um cargo de comandante e esse fato não será ressaltado, será comum, uma vez que a pré-condição é apenas a liderança e confiança da tropa, características que a comandante Fortaleza possui”, completou.

“A criação da Patrulha Maria da Penha, e agora, a nomeação de Renata Fortaleza como comandante da Guarda Municipal são grandes demonstrações do compromisso do prefeito com as mulheres”, frisou a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Alagoinhas, Juci Cardoso.

Sobre a nova Comandante

Renata Fortaleza é psicóloga credenciada pela Polícia Federal, Pós-Graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Pós-Graduanda em Gestão da Segurança Pública e obteve grande destaque no município no comando das operações da Patrulha Maria da Penha, criada pela atual gestão em setembro de 2017, como parte das ações afirmativas voltadas à defesa dos direitos das mulheres.

Integrante da GCM há 14 anos, ela assume a liderança de 153 agentes, em substituição a Allan Matos, cuja nomeação pelo prefeito Joaquim Neto também fez história em Alagoinhas por ter sido o primeiro Guarda a ocupar o cargo de Comandante da instituição.

Além da coordenação da Patrulha Maria da Penha, Renata também é responsável pela Formação do Núcleo de Atenção Básica psicológica da GCM, fez parte da formação do projeto do Ministério da Justiça para a compra das viaturas da corporação e é integrante do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP).

Fonte: SECOM PMA
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad