quinta-feira, setembro 20, 2018

Prefeitura de Alagoinhas inicia ações do programa “Mova-se”

 quinta-feira, setembro 20, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Depois de realizar capacitação com alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que contribuirão como monitores das ações desenvolvidas junto ao poder público municipal, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) iniciou, nesta quarta-feira (19), a primeira fase de atividades do programa “Mova-se”, que tem como objetivo principal proporcionar à população um estilo de vida ativo e saudável.

A proposta, idealizada pelo professor e desportista Luiz Claudio, da SECET, visa contemplar, em 5 eixos temáticos, participantes de todas as faixas etárias com atividades e dinâmicas contínuas. O foco, segundo ele, é democratizar o acesso ao esporte e ao lazer em Alagoinhas, fomentando ações de promoção à saúde no município.

“Nesta semana, fizemos visitas à APAE, a abrigos de idosos e a grupos da 3ª idade. O objetivo foi apresentar os monitores que irão atuar nesses eixos do programa e iniciar as primeiras interações. Na visita, eles puderam identificar características, observar os espaços disponíveis para as atividades e começar o processo de integração”, afirmou Luiz Claudio.

Além da APAE, o programa passou, esta semana, pelo Lar Bezerra Menezes, pelo grupo de idosos do projeto de extensão EPAF (Educar para a Atividade Física), pelo grupo Feliz Idade e pela Associação Acolhedora de Idosos Kairós. A previsão, de acordo com a SECET, é de que novas visitas sejam realizadas não apenas visando ao eixo que contempla as pessoas da 3ª idade, mas a comunidade em geral.

As ações do “Mova-se” são divididas em 5 segmentos: Esporte e Lazer Especial (PROELE), Mais Vida aos Anos para idosos institucionalizados (PROMVIA), Movimenta Alagoinhas (PROMOVA), Mais Vida aos Anos para idosos não-institucionalizados e Esporte e Saúde para uma Vida Saudável e Cidadã (PROEVISC).

No plano de atividades, estão previstas também ações com servidores públicos do município, e a secretaria informou que já está em fase de encaminhamento de fichas de pesquisa para identificar o interesse dos profissionais em participar do programa.

O coordenador geral do programa informou que também está entre os objetivos da iniciativa produzir pesquisas científicas e apresentar trabalhos em congressos, aproximando poder público e universidade.

A SECET informou que, nesta sexta-feira (21), o “Mova-se” deverá apresentar, às 17h, a monitora que irá atuar junto ao grupo de mulheres do Jardim Petrolar. Segundo a secretaria, também já estão sendo articuladas atividades com a comunidade do bairro Silva Jardim, do conjunto Vila de São Pedro e do Novo Horizonte, já que o eixo “Movimenta Alagoinhas” pretende fomentar a prática de modalidades esportivas também nos bairros da cidade.

“Precisamos promover atividades coletivas com olhar individualizado”, finalizou Luiz Claudio sobre o programa.

De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, é mais uma iniciativa que segue as propostas de valorização e incentivo ao esporte, defendidas pelo prefeito Joaquim Neto desde o início da gestão. “Precisamos lembrar, antes de tudo, que esporte é saúde e é também uma importante ferramenta de transformação social”, destacou o gestor.

Fonte: SECOM PMA


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe a Notícia

Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Todos os Direitos Reservados a Silva Serviços - Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top