Morre Antônio Carlos Mendes Brito, ex vereador de Acajutiba - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região

Post Top Ad

terça-feira, setembro 18, 2018

Morre Antônio Carlos Mendes Brito, ex vereador de Acajutiba

Antônio Carlos Mendes Brito, nasceu em 14 de agosto de 1945 em Acajutiba. Filho de Antônio da Costa Brito, o “seu” Antônito, de saudosa memória, e d. Carmencita Mendes Brito. Era um laboroso e inquieto homem, mas de palavras afáveis e trato cidadão. Comerciante, político, pecuarista, sociável e de clara comunicação. Transitava fácil entre um amigo e um familiar. Das suas muitas qualidades, uma se destaca; a obstinação. Era um visionário.

Na política soube liderar seu grupo a termos tão longínquos, que fazia os adversários admirar. Foi vereador de 1970 a 1975, durante o período mais duro de regime militar, ocasião em que governou Acajutiba o prefeito Alcides Pereira de Aguiar, e cujo presidente da Câmara era o inigualável Professor Agenor Pereira. Era uma época de construção, de esperança e de muito trabalho, nesse tempo Antônio Carlos soube organizar seu espaço político, e encabeçar um grupo, que sob o comando de Adauto Mota Brito, governou Acajutiba com o povo, mas que naquele momento, sem a presença do velho líder, todos confiaram seus pleitos e esperança a Antônio Carlos. Eis que surge o lider. E desponta com o vigor dos que vem para fazer história. Candidato a prefeito em 1981, em uma das campanhas mais disputadas e emblemática,da história de Acajutiba, não logra êxito, no entanto, como lhe era por natureza, respeita o resultado e parabeniza o vencedor. Nesse pleito, consegue eleger vereador a seu irmão mais novo José Luiz, que mais tarde viria a ser prefeito. O seu grupo político nunca se vergou sob o peso da derrota e soube ser altivo quando a vitória o alcançou em 1995. 

Como pessoa soube cativar cada amigo, cada cidadão que dele se aproximou, e nesse detalhe se deve dizer; nunca se soube de algum dos seus correligionários, abandonado por ele. Era fiel a valores caros e hoje cada vez mais raros, como a visita ao enfermo, solidariedade ao luto alheio, a atenção com a criança, o jovem ao idoso, e também, um observador arguto das instituições e das autoridades. Foi merecidamente homenageado, pela Polícia Militar em uma comenda única para os filho dessa terra. Casado com D. Elisabete, é pai de Antônio Carlos Mendes Filho, (prefeito no quadriênio 2004-2008), Vivian e Alexandre. Tonhão fez parte de uma geração que soube viver o seu tempo. Que soube se politizar, criticar e participar ativamente das transformações que a sociedade exigia. 

A esse grande homem uma frase: Foi grande entre os grandes sem esquecer dos pequenos que o rodeava. Antônio Carlos faleceu em 16 de Setembro de 2018.

Acajutiba, a sua política e a sua história certamente contarão, no futuro,muito sobre esse personagem.

O enterro aconteceu nesta terça-feira (18) no cemitério municipal de Acajutiba.

Fonte: Acajutiba News
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad