terça-feira, setembro 18, 2018

Morre Antônio Carlos Mendes Brito, ex vereador de Acajutiba

 terça-feira, setembro 18, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Antônio Carlos Mendes Brito, nasceu em 14 de agosto de 1945 em Acajutiba. Filho de Antônio da Costa Brito, o “seu” Antônito, de saudosa memória, e d. Carmencita Mendes Brito. Era um laboroso e inquieto homem, mas de palavras afáveis e trato cidadão. Comerciante, político, pecuarista, sociável e de clara comunicação. Transitava fácil entre um amigo e um familiar. Das suas muitas qualidades, uma se destaca; a obstinação. Era um visionário.

Na política soube liderar seu grupo a termos tão longínquos, que fazia os adversários admirar. Foi vereador de 1970 a 1975, durante o período mais duro de regime militar, ocasião em que governou Acajutiba o prefeito Alcides Pereira de Aguiar, e cujo presidente da Câmara era o inigualável Professor Agenor Pereira. Era uma época de construção, de esperança e de muito trabalho, nesse tempo Antônio Carlos soube organizar seu espaço político, e encabeçar um grupo, que sob o comando de Adauto Mota Brito, governou Acajutiba com o povo, mas que naquele momento, sem a presença do velho líder, todos confiaram seus pleitos e esperança a Antônio Carlos. Eis que surge o lider. E desponta com o vigor dos que vem para fazer história. Candidato a prefeito em 1981, em uma das campanhas mais disputadas e emblemática,da história de Acajutiba, não logra êxito, no entanto, como lhe era por natureza, respeita o resultado e parabeniza o vencedor. Nesse pleito, consegue eleger vereador a seu irmão mais novo José Luiz, que mais tarde viria a ser prefeito. O seu grupo político nunca se vergou sob o peso da derrota e soube ser altivo quando a vitória o alcançou em 1995. 

Como pessoa soube cativar cada amigo, cada cidadão que dele se aproximou, e nesse detalhe se deve dizer; nunca se soube de algum dos seus correligionários, abandonado por ele. Era fiel a valores caros e hoje cada vez mais raros, como a visita ao enfermo, solidariedade ao luto alheio, a atenção com a criança, o jovem ao idoso, e também, um observador arguto das instituições e das autoridades. Foi merecidamente homenageado, pela Polícia Militar em uma comenda única para os filho dessa terra. Casado com D. Elisabete, é pai de Antônio Carlos Mendes Filho, (prefeito no quadriênio 2004-2008), Vivian e Alexandre. Tonhão fez parte de uma geração que soube viver o seu tempo. Que soube se politizar, criticar e participar ativamente das transformações que a sociedade exigia. 

A esse grande homem uma frase: Foi grande entre os grandes sem esquecer dos pequenos que o rodeava. Antônio Carlos faleceu em 16 de Setembro de 2018.

Acajutiba, a sua política e a sua história certamente contarão, no futuro,muito sobre esse personagem.

O enterro aconteceu nesta terça-feira (18) no cemitério municipal de Acajutiba.

Fonte: Acajutiba News


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe a Notícia

Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Todos os Direitos Reservados a Silva Serviços - Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top