Dia nacional de combate ao fumo mobiliza profissionais da saúde e população de Catu - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Post Top Ad

segunda-feira, setembro 03, 2018

Dia nacional de combate ao fumo mobiliza profissionais da saúde e população de Catu

No dia nacional de combate ao fumo, 29 de agosto, o Centro de Atenção Psicossocial –CAPS, aproveitou a oportunidade para o lançamento do evento Sala de Espera, que nada mais é que um bate-papo com os profissionais do local para explicar aos usuários os riscos que o consumo ao cigarro possui, já que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 34º país que possui mais fumantes no mundo.

Nessa temática positiva, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família – AB (NASF) e o CAPS, têm desenvolvido atividades com o objetivo da redução gradativa desses dados, e fui exatamente nessa síntese que foi realizada na manhã da última terça-feira(28), no CAPS, localizado na Travessa Rodolfo Góes, nº 12, Pioneiro.

 O profissional responsável em iniciar a palestra foi o psicólogo Jutair Marcelo Garrido Maia (54), que apresentou aos ouvintes soluções viáveis para o combate ao fumo, explica que, “além de entreter e distrair os pacientes que ficam esperando o atendimento na fila, a Sala de Espera visa sanar as possíveis dúvidas dos usuários do Centro.” Explanou.

O motorista Osvaldo Cruz (54) que estava acompanhando um paciente no CAPS, aprovou a iniciativa da Sala de Espera e contou que utilizava do cigarro por quase 30 anos; “sou de uma época que a promoção da mídia em relação ao consumo do cigarro era algo bom, comecei na adolescência e faz 20 anos que não sei o que é tragar um cigarro. Posso afirmar que foi a melhor coisa que fiz, me sinto muito bem por isso”. Informa.

A diretora do Centro Psicossocial Núbia Ferreira, reforça que o CAPS é aberto para todas as pessoas: “a Sala de Espera, é um espaço que elaboramos para tratar de temas atuais importantes para a saúde, e o dia nacional de combate ao tabagismo nós visualizamos com seriedade, pois nós trabalhamos focado no combate ao mesmo. Temos vários usuários, eles buscam nosso atendimento para que possam se libertar desse mal, e temos conseguido com sucesso reverter o consumo de vários pacientes.” Destaca.

A farmacêutica Rosanete Simões faz parte do grupo que busca atender os pacientes decididos a abandonar o cigarro: “existem programas na cidade que foram desativados anteriormente e estamos estudando reativá-los. Contamos hoje com uma equipe de peso que visa integralmente o acompanhamento dos dependentes do cigarro, para que futuramente eles acabem deixando o vicio.” Comenta.

Além da farmacêutica o grupo é formado pela psicóloga Roberta Monteiro e a Assistente social Bruna Vasconcelos, elas atendem pelo NASF.

No primeiro mês do programa, havia os encontros com a assistente social Bruna e a psicóloga Roberta, os usuários passavam por uma avaliação médica para averiguar o nível do uso do cigarro e com isso saber qual o material adequado para o tratamento de cada pessoa especifícamente.

Bruna fez questão de citar que o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, tem o período de 12 meses e que anteriormente ele atendia cerca de 40 pessoas no município, sendo que 75% do público abandonaram de vez a nicotina, e ainda ilustrou a eficiência desse programa, que voltará em breve, graças ao relato de uma senhora que mudou de vida:“uma paciente do bairro Barão de Camaçari, há mais de 40 anos usava do cigarro, mas graças a esse programa, parou de consumir e ainda conseguiu fazer com que seu esposo abandonasse o vício também.” Cita.

Para Roberta o estimulo precisa vir de cada um e complementa: “o primeiro passo é jamais desistir de si, esse é o estimulo que todo paciente precisa ter”. Finaliza.

Fonte: Catu Acontece
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad