Contempladas pelo Educação Conectada, 47 unidades de ensino de Alagoinhas poderão contar com acesso à internet - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Post Top Ad

domingo, setembro 16, 2018

Contempladas pelo Educação Conectada, 47 unidades de ensino de Alagoinhas poderão contar com acesso à internet

Com a adesão ao programa Educação Conectada, do Governo Federal, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Educação (SEDUC), garantiu o acesso à internet para 47 unidades de ensino do município, entre escolas da zona urbana e da zona rural.

A intenção, segundo a secretaria, é que a conexão seja utilizada para uso pedagógico na educação básica, em consonância com o Plano Nacional de Educação, que prevê o apoio à universalização do acesso à internet como ferramenta no processo de ensino aprendizagem.

“A gente está vivendo em um contexto de evolução tecnológica e nada mais justo que a educação acompanhar essa evolução. Hoje tudo é através de mídias e a educação tem que acompanhar isso para o desenvolvimento pedagógico”, pontuou Jamile Cerqueira, coordenadora de tecnologias da SEDUC.

Para a professora Aline Oliveira Bastos, das escolas nucleadas Rodrigues Matos e Santa Luzia, onde a internet já está funcionando, além de um instrumento complementar tecnológico, o acesso permite a criação de aulas mais dinâmicas. “Temos que pensar que essa nova geração já nasce com o celular na mão. Com a escola informatizada, os professores têm a oportunidade de mostrar que internet não é apenas rede social. Tivemos uma reunião com os professores e eles estão bastante animados. É também uma chance de utilizar ferramentas de busca e pesquisa, já que nessas escolas, da zona rural, não temos biblioteca”, comentou.

Das 47 escolas contempladas, 25 já estão com o recurso do programa em conta bancária e articuladores de 418 municípios que aderem à iniciativa participaram, na última quarta-feira (12), da 1ª formação presencial do Educação Conectada, realizada em Salvador. “O encontro foi importante para que a gente pudesse esclarecer algumas dúvidas das atividades que desenvolvemos e para que compartilhássemos experiências”, explicou Jamile Cerqueira.

Segundo ela, em Alagoinhas, a SEDUC deve promover, no próximo mês, um encontro com diretores das escolas contempladas para discutir o planejamento, orientar e compartilhar informações sobre o programa.

De acordo com a organização, a inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de educação básica pode gerar resultados efetivos para os alunos da rede.

Cada escola contemplada tem autonomia para escolher o provedor que melhor contempla a unidade e os valores cedidos pelo Ministério da Educação variam de acordo com o porte da escola e com a localização.

A contratação vai de 20MB a 100MB e o intuito é potencializar o trabalho dos professores com tecnologias que integrem portais de conteúdo, metodologias modernas e acesso à informação.

A contratação da internet pode ser feita por conexão terrestre ou por satélite, em casos específicos. O recurso disponibilizado pelo programa é anual e a previsão é de que, nesta primeira etapa, 22.400 escolas do país sejam atendidas.

A SEDUC enfatizou que as unidades de ensino não contempladas devem participar da 2ª etapa do programa. A secretaria informou também que já está trabalhando para garantir a cobertura total em internet nas escolas municipais e que em breve novidades poderão ser anunciadas à população.

Fonte: SECOM PMA
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad