quinta-feira, setembro 06, 2018

Alagoinhas: Fundação Iraci Gama recebe visita de estudantes da Dinamarca

 quinta-feira, setembro 06, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Em uma integração promovida através de intercâmbio da rede UNIRB Alagoinhas, que tem buscado no contato e no compartilhamento de experiências uma forma de desenvolver habilidades e aprimorar conhecimentos, Alagoinhas recebeu, no início da semana, 15 estudantes da VIA University College, na Dinamarca.

Com formação interdisciplinar e cursando o 2° ano da graduação, eles foram recebidos por alunos de pedagogia da UNIRB, em uma proposta de promover trocas em 3 dias de visitação.

Depois de passarem por pontos conhecidos da cidade, como a ruína de Alagoinhas Velha e a Estação São Francisco, os alunos chegaram à Fundação Iraci Gama (FIGAM), onde a professora, vice-prefeita e secretária da pasta de Cultura realizou uma visita guiada, destacando características relevantes para o desenvolvimento da cidade.

“O melhor espaço de memória de Alagoinhas é o espaço da Fundação Iraci Gama, então solicitamos a presença dela, que é um ícone, conhecedora profunda da história da terra. Ninguém melhor que ela para falar da história de Alagoinhas”, enfatizou Ana Costa, superintendente da UNIRB.

Segundo ela, este intercâmbio já foi realizado outras vezes, inclusive com a vinda de alunos, em 2017, para uma visita na UNIRB Salvador. Desta vez, Alagoinhas se juntou à capital baiana e recebeu, pela primeira vez, estudantes da Dinamarca.

“Queremos intensificar esses projetos para, cada vez mais, contribuir com nossa cidade e região. São trocas importantes que vamos aproveitar ao máximo”, garantiu a superintendente.

Para Taís Jesus Ferreira, coordenadora do curso de Educação Física da UNIRB, que também acompanhou os alunos pelo percurso, fazer a visita a estes espaços significa aproximá-los da história do lugar que vieram conhecer. “A proposta é esse compartilhamento de cultura, de partilha do que eles realizam lá, em termos de formação no ensino superior, e o que nós fazemos aqui. Que eles vivenciem as nossas práticas em sala de aula, conheçam o lugar, se aproximem daquilo que vivenciamos aqui no nosso cotidiano e também tragam suas experiências”, pontuou.

Os estudantes aproveitaram a área interna, observaram as fotos, tiveram contato com artefatos que compõem a história da cidade e contaram com as explanações de Iraci Gama para contextualizar os objetos.

“Eles estão no primeiro mundo vindo visitar o nosso. Chegam aqui na estação e eu falo para eles sobre a companhia inglesa, que ficou conosco até 1911, depois sobre a companhia francesa, sobre a chegada dos italianos, holandeses, alemães. Chego lá dentro e falo da família Robato, italiana, misturada com a família Meyer, alemã, assim como da família Campos. Avanço e mostro para eles o imobiliário da Câmara de Vereadores e digo que o nosso Rui Barbosa, um baiano com uma presença física considerada inexpressiva, foi para a Holanda e lá brilhou. Ou seja, o que quero dizer é que estamos dentro de Alagoinhas, no interior, no Brasil, que é interior do mundo, e a gente tem o mundo inteiro para mostrar. O mais importante nisso é a gente poder, dentro da nossa simplicidade, ter orgulho daquilo que a gente produziu, e ter satisfação de dizer para eles ‘estamos aqui cuidando para que possamos produzir mais e melhor’”, ressaltou.

O professor da Via University College, Jan Thomsen, não discorda. “A história da cidade é importante. A história é sempre importante e, para os estudantes, é bom ver como as coisas foram se desenvolvendo. São eles o nosso futuro, então é preciso que saibam de onde começamos. É olhando para o passado que eles conseguem imaginar o futuro que desejam para a próxima geração. Os estudantes precisam ter os olhos, os ouvidos e a mente abertos para as diferenças, porque existem diferenças e similaridades. Estamos tratando de um país da América do Sul, que tem um modo particular de se comunicar, de se relacionar com o outro. Isso é muito interessante. Ainda temos muitas coisas para observar e aprender. Muitos dos alunos que estão aqui conhecem diversas partes do mundo como turistas, mas não como estudantes ”, afirmou.

Pela terceira vez no Brasil e em passagem rápida pelo interior baiano, Thomsen agradeceu pela receptividade de Alagoinhas e disse que espera que o compartilhamento e a comunicação continuem permitindo aos estudantes agregar novas experiências e aprendizados.

A UNIRB informou que, além do contato entre alunos, os alunos da Universidade, em Alagoinhas, também terão aula com professores da Dinamarca durante a visita.

Fonte: SECOM PMA


Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Todos os Direitos Reservados a Silva Serviços - Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top