Alagoinhas: Caminhada marca programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla - Portal Alagoinhas News - Notícias de Alagoinhas - Bahia e Região

Post Top Ad

segunda-feira, agosto 27, 2018

Alagoinhas: Caminhada marca programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, é celebrada entre os dias 21 a 28 de agosto, período em que os municípios realizam diversas atividades com o objetivo de abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.Com base no tema: “Nada sobre nós sem nós”, o objetivo este ano é o de promover as pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas para que elas sejam as protagonistas dos seus direitos e deveres na sociedade, exigindo, das instâncias municipais, políticas públicas inclusivas. Por isso a importância de toda a sociedade participar dessa grande mobilização. Em Alagoinhas, na manhã desta quinta-feira(23), as comemorações contaram com uma caminhada organizada por uma comissão formada pelo mandato do Vereador Luciano Almeida, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fundação do Caminho, Associação de pais e amigos dos autistas de Alagoinhas (AMA), APAE, Pestalozzi, Pastoral do Menor, Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Esta foi a primeira caminhada alusiva à semana do deficiente que contou com  a participação de todas as entidades do município que atuam na Educação Inclusiva.  De acordo com Maria Ivonilda, fundadora da Pestalozzi de Alagoinhas, instituição que já existe há mais de 35 anos, a caminhada é uma maneira de dar visibilidade à luta das pessoas com deficiência que fazem parte da comunidade e que precisam ser respeitadas. “É uma forma de dar espaço para a reflexão, para que cada um pense qual é o seu papel diante da inclusão e acessibilidade, pois isto é uma luta coletiva”, afirmou Ivonilda, que ressaltou a parceria com a prefeitura municipal. “A instituição tem uma relação muito boa com a gestão, e na Pestalozzi, contamos com recursos para manutenção e com professores cedidos pela rede, um apoio que tem nos permitido um atendimento de qualidade e perspectivas de crescimento”, afirmou.

Para Rosimeire da Silva Souza, pedagoga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organização que atua no município desde setembro de 2017,  a parceria deste ano entre as entidades e o poder público representa um importante avanço para a causa. “Nosso trabalho é voltado para que as pessoas com deficiência possam ter o respeito e a integração que têm direito, porque elas tem habilidades e competências que devem ser desenvolvidas e para isso, a participação do poder público é essencial”, enfatizou.

Jeferson, i20 anos, é aluno da Pestalozzi e participou da caminhada com a mãe, Maria de Lourdes.Ele conta que nasceu prematuro e que apresenta um quadro de deficiência cognitiva, o que não impede, conta ele, de jogar capoeira e de participar de todas as atividades promovidas pela instituição. “Adorei ir ao cinema e de as professoras terem feito esta festa hoje, mas o que eu gosto mesmo é de jogar capoeira e tocar percussão e de ficar com meus amigos  lá na escola, afirmou Jeferson.

“A Inclusão é uma de nossas prioridades e para isso, nós temos dado total apoio às iniciativas das instituições, por meio das secretarias da Assistência Social, da Educação e da Saúde, e só tenho a parabenizar Luciano almeida e Ozeas Menezes por também estarem se dedicando a essa causa tão importante”, pontuou o prefeito Joaquim Neto.

Fonte: SECOM PMA
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Post Bottom Ad