terça-feira, julho 17, 2018

Campanha de Vacinação Antirrábica segue em Alagoinhas

 terça-feira, julho 17, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

A Vacinação Antirrábica 2018 iniciou no dia 11 de julho e vai até dia 4 de agosto em Alagoinhas. A vacinação é gratuita e está sendo realizada nos bairros por agentes comunitários de Saúde até 4 de agosto, em pontos definidos pelas Unidades de Saúde de cada área, e desde esta segunda-feira(16) até dia 31 de julho, a vacinação será realizada pela Unidade Móvel em 11 localidades  da zona rural . Os donos de animais também podem se dirigir à Vigilância Sanitária, das 8h às 13h, para que recebam a vacina.Todos os animais a partir de três meses e fêmeas paridas há mais de 15 dias devem ser imunizados.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Claudine Ramos, explica que manter o animal com as vacinas em dia é umas das responsabilidades importantes de quem cria. “Isso se chama posse responsável. As pessoas precisam ter consciência de que para se ter um animal de estimação é preciso também ter responsabilidade sobre eles”, destacou.

A Raiva

A raiva é uma doença considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%. Ela é causada por um vírus e é transmitida ao ser humano através do contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados, bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente.

Cuidados

Se a pessoa for agredida por qualquer animal, deve-se lavar imediatamente a ferida com água e sabão e procurar imediatamente um serviço de saúde para obter orientações sobre indicação de vacina ou soro.

Quando a agressão for por cães ou gatos, os animais deverão ser confinados por dez dias após a agressão, para observação de sintomas da doença. Se o animal morrer, deve-se informar o departamento de zoonoses do município, imediatamente.

Sintomas

Os principais sinais clínicos da raiva são: perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade, sendo estes os primeiros; seguidos de agitação, agressividade extrema, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula, que resulta em salivação e dificuldade em engolir.

Caso seu animal de estimação apresente alguns destes sintomas, procure assistência veterinária o quanto antes para iniciar o tratamento, já que em questão de onze dias seu animal pode vir a óbito. A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenção contra a doença.



Fonte: SECOM PMA


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe a Notícia

Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Todos os Direitos Reservados a Silva Serviços - Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top