sábado, junho 30, 2018

Alagoinhas: Prefeito Joaquim Neto reforça Saúde em Boa União com entrega de nova ambulância; Conselheiros de Saúde recebem certificados de curso de capacitação

 sábado, junho 30, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

Engajado  no fortalecimento da rede municipal de Alagoinhas, o prefeito Joaquim Neto estará no Distrito de Boa União neste domingo (1º), às 10h, para a entrega de uma nova ambulância. A escolha da localidade se deu por indicação do vereador Cleto “da Banana”, representante do distrito, uma vez que a unidade já era uma reivindicação antiga dos moradores.A entrega da ambulância se dará  por  cessão do Governo do Estado, por meio de emenda parlamentar do deputado Samuel Júnior (PDT).

Conselheiros de Saúde recebem certificados de curso de capacitação

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (27), no Restaurante Engenho Velho, a solenidade de entrega de certificados dos 20 participantes do curso de Capacitação para os Conselheiros Municipais de Saúde. O evento teve a participação do secretário de Saúde, Moacir Lira e da vice-prefeita e secretária de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), Iraci gama

O curso, iniciado em maio de 2018, teve por objetivos qualificar a participação popular e o controle social na gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), capacitar os membros do Conselho para as principais temáticas do Sistema Único de Saúde, com ênfase na origem e gestão de recursos, fortalecer a atuação do conselheiro para o efetivo exercício do Controle Social, levando-o a compreender as atribuições de um conselheiro na conjuntura político-social do município.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Steleyjanes Galdino, disse que o curso faz parte das renovações que vêm ocorrendo na entidade. “A capacitação foi uma própria solicitação dos participantes à gestão municipal porque o conselheiro precisa ter o conhecimento de todos os processos que envolvem a rede e a gestão da Saúde no município, uma vez que um dos seus papéis é o de fiscalizador”, explica.

“A atuação do Conselho no Controle Social, que é papel do Conselho de Saúde, tem sido essencial como apoio da gestão, porque além de fiscalizar, o Conselho também participa dos processos de gestão, avaliando a assistência e monitorando as ações do executivo. Não se faz SUS sem controle Social, então essa parceria é muito valorizada no município. A capacitação é uma solicitação antiga e foi uma das primeiras iniciativas do governo. Planejamos o curso, juntamente com os membros e agora estamos fazendo a entrega dos certificados”, afirmou Moacir Lira, que já foi conselheiro de Saúde e hoje é membro da entidade como representante da gestão.

Fonte: SECOM  PMA


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe a Notícia

Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Todos os Direitos Reservados a Silva Serviços - Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top