sábado, janeiro 20, 2018

Alagoinhas: Prefeito Joaquim Neto assina ordem de serviço para iniciar as obras abandonadas da Rua Padre Araguaia

 sábado, janeiro 20, 2018  |  Redação PAN  Notícias do Estado da Bahia

O prefeito Joaquim Neto assinou ontem (18) a ordem de serviço para dar início às obras da Rua Padre Araguia, no bairro de Mangalô. Embora o trecho tenha sido registrado como obra concluída pela gestão anterior, a reforma foi abandonada e os moradores da região continuavam sofrendo com o alagamento em períodos de chuva.

“Estamos vendo aqui a população e eu nem imaginava que viria tanta gente, tão grande é a ansiedade dessa comunidade, porque, lá na Prefeitura, tem essa via como obra entregue. O que a gente está vendo aqui é esgoto, necessidade de drenagem, barro. Todo tipo de trabalho que precisa ser feito não foi feito no passado. Nós estamos investindo aqui a maior parte com recursos do tesouro municipal, ou seja, da Prefeitura, mais de 500 mil reais.

Também vamos trazer de volta uma emenda federal que estava perdida do deputado Luiz Argolo, com apoio do deputado Paulo Azi, que conseguiu recuperar esse valor. E é uma obra que vai iniciar com piso intertravado, lá no começo, depois asfalto durável. Vamos fazer as calçadas com piso tátil, para que os deficientes possam percorrer. São mais de mil metros de trabalho”, destacou Joaquim Neto após a assinatura da Ordem de Serviço.

No total, serão gastos mais de R$ 813 mil para pavimentação e drenagem da rua. De acordo com o Secretário de Infraestrutura, André Luís de Carvalho, o trecho será contemplado com duas drenagens, que devem solucionar o problema da água que invade as casas quando chove. Segundo ele, também será realizada a pavimentação, a instalação de piso intertravado no primeiro estreito, a recuperação do meio fio e a criação de passeios com piso podotátil para facilitar a acessibilidade.

“O benefício para as comunidades, com a realização dessa obra, é amplo: trará melhorias para a segurança, para a saúde pública, para o transporte que circula por essas ruas e também para o serviço público”, explicou o Secretário.

O prefeito ressaltou que a assinatura da ordem de serviço é uma conquista não apenas do poder público municipal, mas da comunidade, que cobrou ações das instâncias responsáveis. “Quero elogiar o trabalho dessas meninas, que tiveram paciência. Eles que acompanharam. Iam à Caixa Econômica toda semana, cobravam do engenheiro, foram à SECIN. É muito importante quando o próprio morador participa do centro da obra”, disse Joaquim Neto a Renilda Dombergue, Lidia Monteiro e Reginaldo dos Santos, moradores da região que participaram ativamente da busca por melhorias.

“Para a comunidade da gente, é uma grande conquista. A outra gestão começou e não concluiu. Agora, com a graça de Deus, o prefeito, com muita luta da gente, da comunidade aqui, que se uniu, a gente conquistou. Com fé em Deus, é só alegria daqui para frente”, comentou Renilda Dombergue, moradora da região há 30 anos.

Segundo Reginaldo dos Santos Souza, que também mora no bairro, a luta pela realização da obra é antiga. “Estamos aqui nessa labuta da Rua Padre Araguaia há muitos anos. Aqui, quando chovia, era água entrando na casa de todo mundo, alagando, sabe? Buraqueira demais, uma situação muito dificultosa. Uma situação muito trágica mesmo. Agora estamos na expectativa, porque vai ser feito, graças a Deus”, desabafou.

Para Isabel Cristina dos Santos, a demanda é a mesma há mais de 4 décadas. “Sou moradora daqui desde os 6 anos. Vou fazer 50 já. E o problema aqui é o que o vizinho aí falou. Tenho uma filha de 14 anos. Tenho netos. Tudo cai doente aqui. Quando sol, é poeira. Quando chove, é lama. Na gestão anterior, deram aquele asfalto ali na frente e não finalizaram. Ainda tem esgoto ali em cima, na minha porta, de frente ao centro comunitário. E é assim. É esgoto no meio da rua, que ainda tem lá. Aqui dobrando, você vai ver. E são doenças e mais doenças. E o problema é isso. Já esteve muito pior e nunca foi solucionado nada. Sempre o sofrimento de adulto, criança, velho. Eu espelho que melhore, porque a gente precisa. Nós todos somos seres humanos. A gente merece um trabalho digno, um trabalho melhor, que melhore a situação de todo mundo”, contou a moradora, que foi seguida, em desabafo, por outra vizinha da região.

“Oxe, quantas vezes a água já alagou a minha casa? Qualquer chuvinha que dá. Não é brincadeira. Então, para a gente, é uma grande vitória. Quero agradecer muito ao prefeito do município, porque ele atendeu a gente. Nunca fechou as portas, desde o início do ano passado, que a gente correu para ver se ele fazia. E, graças a Deus, ele nunca fechou as portas. Sempre procurou nos receber. Apresentou à gente o Secretário, a equipe toda. E a gente, junto com ele, correu, lutou. Por isso, para a gente, hoje, é uma vitória, uma conquista”, enfatizou Lidia Monteiro.

De acordo com o Joaquim Neto, o prazo máximo é de 6 meses para que a obra completa seja concluída. O prefeito também solicitou ao responsável pela construtora que utilize a mão de obra local na recuperação da via. “É pra meter mão na obra. Amanhã de manhã, as máquinas já estão aqui”, garantiu, ontem, Joaquim Neto.

Além do trecho da Rua Padre Araguaia que deve seguir até a Rua São José, no Mangalô, pelo menos outros 10 pontos de regiões diferentes da cidade estão com obras em andamento, sem contar nos 11km de estradas rurais recuperadas pela Prefeitura Municipal. Segundo o gestor, o trabalho deve continuar e durante o ano. “É interessante que todas as comunidades estejam tendo ações da nossa gestão. Foi com muito trabalho que conseguimos fazer a economia em 2017. Fizemos nosso dever de casa. Diminuímos os gastos absurdos que tínhamos com automóveis, com folha de pagamento. Enxugamos a máquina e, assim, estamos tendo recursos para reverter em melhoria à população de Alagoinhas”, finalizou o prefeito.

Fonte: SECOM PMA


Publicidade:

Compartilhe a Notícia


COMENTE COM SUA CONTA VIA FACEBOOK
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Alagoinhas News. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.
Caro Leitor,

Este texto não reflete, a opnião do Portal Alagoinhas News, agradecemos sua visita, volte sempre.

Política de PrivacidadeTermo de Uso
Portal Alagoinhas News | O site de notícias de Alagoinhas - Bahia e Região!

Todos os Direitos Reservados a Silva Serviços - Desenvolvido Por: Bloggertheme9

Copyright © 2012 - 2018
back to top