Defesa Civil auxilia os municípios atingidos por temporais na Bahia

As fortes chuvas que caíram sobre o Estado da Bahia desde meados de janeiro, atingiram não só a capital Salvador, como boa parte do interior baiano. A Coordenação Estadual de Defesa Civil do Estado (Cordec) e a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) visitaram alguns dos municípios baianos como: Iaçú, Utinga, Wenceslau Guimarães, Jaguaquara, Jequié, Itaquara, e Dario Meira, para auxiliar na elaboração de relatórios e na documentação necessária para o decreto de situação de emergência, além disso, orientou os gestores sobre a necessidade de deslocar a população que se encontra em áreas de risco.

Ruas alagadas, casas destruídas, famílias desalojadas e desabrigadas, rios transbordando, pontes interditadas, ameaça de desabamento, falta de energia, queda de árvores e reclamações a respeito da falta de acesso a vias principais dos municípios foram alguns dos transtornos vivenciados pela população afetada. Ainda não foram contabilizados os estragos, mas a situação está sob controle e as famílias que precisaram de abrigo estão alojadas ou em órgão públicos ou em casa de parentes.



¬A CORDEC está reforçando os órgãos municipais para que todos estejam capacitados a prestarem as primeiras ações de resposta. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, Salvador Brito, o Governo Federal tem recursos para ações preventivas, mas para isso os municípios devem preparar os seus projetos. Conforme o planejamento da Defesa Civil para 2013, a partir de março começarão as visitas aos municípios, por território de identidade, para capacitação dos agentes de Defesa Civil Municipal.

Situação de emergência – Até agora 07 municípios comunicaram a Defesa Civil do Estado a Decretação de Situação de Emergência, foram eles: Iaçú, Utinga, Jaguaquara, Jequié, Wenceslau Guimarães, Dário Meira e Itaquara e confirmado o reconhecimento apenas do município de Iaçú.
Siga o Portal Alagoinhas News no Google Notícias e Instagram para receber as principais notícias do dia em primeira mão.